Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mercado de produtos electrónicos em crescimento
2010-07-15

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o mercado global de produtos electrónicos, com os produtos de electrónica de consumo, tecnologias de informação, fotografia e telecomunicações a registarem uma recuperação significativa na maioria das regiões do mundo, de acordo com o estudo “Digital World” da GfK Retail and Technology.

Durante este período, a região Ásia Pacifico (APAC) teve um crescimento de 13 por cento em termos de facturação (em euros) comparativamente a 2009. Isto após a ligeira descida de um por cento entre 2008 e 2009. Na América do Sul, a evolução foi similar e, após a quebra de 19 por cento, o mercado recuperou no primeiro trimestre do ano de forma significativa (38%). Outras regiões, como África e Médio Oriente, também iniciaram bem o ano, com subidas na ordem dos 15 por cento.

A Europa Ocidental mostrou uma recuperação lenta, de quatro por cento, enquanto a Europa do Leste, onde se esperava uma tendência positiva, continua a cair (-12%). A tendência é, no entanto, bem menos catastrófica que a registada no mesmo período de 2009 (-24%).

Em termos de performance dos produtos, ao analisar o top ten, que representa 85 por cento do mercado em valor, nota-se que a situação melhorou claramente. No primeiro trimestre de 2009, apenas quatro apresentaram crescimentos, nomeadamente os LCD’s (+12%), PC’s portáteis (+3%), consolas (+7%) e smartphones (+127%). No primeiro trimestre deste ano, oito dos dez produtos mais importantes estavam a crescer. Para além destes, há outros produtos que seguem as mesmas tendências, como é o caso dos leitores de MP3/MP4 (+1%) e dos sistemas de som (+6%).

A tendência manteve-se em Abril deste ano, comparando com o mês homólogo anterior, em que quase todas as regiões obtiveram crescimentos. A excepção foi novamente a Europa do Leste, que caiu oito por cento. No global, o mercado de produtos electrónicos aumentou 14 por cento em termos de facturação (euros) em Abril deste ano relativamente a 2009.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos