A Nokia aliou-se à The Phone House, o maior retalhista europeu de telecomunicações móveis, para lançar em Portugal o novo telemóvel Nokia 5300 XpressMusic. Até Janeiro, este terminal vai estar disponível exclusivamente nas lojas Nokia e nos pontos de venda The Phone House.
O primeiro de um elenco de novos dispositivos da Nokia orientados para a música, o 5300 XpressMusic direcciona-se a um público jovem. O “telemóvel de música mais barato do mercado” apresenta um design em slide, possui teclas dedicadas, leitor MP3 com autonomia até 12 horas, rádio FM e câmara de 1,3 megapixels e suporta até 1.500 músicas em memória num cartão microSD de dois gigabytes. A transferência de álbuns e colectâneas é feita fácil e rapidamente, através da utilização de um conector micro USB standard que se liga ao PC.
A apresentação do novo modelo decorreu dia 7 de Novembro, na loja The Phone House do Oeiras Parque. O lançamento materializa o esforço conjunto da The Phone House e da Nokia em ter uma oferta integrada e diferenciada para vários segmentos, acompanhando as tendências do mercado. Tendências que apontam na direcção da procura de produtos marcados pelo design e que integrem diferentes funcionalidades.
Segundo Alberto Matrone, director-geral da Nokia em Portugal, o mercado português é um dos mais importantes para a fabricante finlandesa, pela sua maturidade e elevado grau de aceitação da tecnologia. Neste sentido, a Nokia está apostada em “alinhar-se com o mercado, tendo como principal vector a oferta de valor acrescentado para os diferentes tipos de utilização do telemóvel.” Uma aposta que passa também, como afirma Pedro Álvares, responsável pela distribuição independente da Nokia, pela “oferta de terminais livres, para desenvolver o mercado numa perspectiva de valor”.
A parceria com a The Phone House enquadra-se nesta estratégia, uma vez que o seu posicionamento de especialista proporciona o ambiente e o atendimento adequados para que consumidor percepcione, na sua plenitude, todas as mais-valias do aparelho e a sua facilidade de utilização. E a colaboração parece, desde já, estar a dar frutos, uma vez que, como confessa José Faria António, director geral da The Phone House em Portugal, em apenas dois dias, as primeiras unidades disponíveis para comercialização foram todas vendidas, mesmo sem o acompanhamento da respectiva campanha de publicidade.
Em termos de marketing, a Nokia investiu numa campanha com uma imagem completamente renovada, que apela às emoções, de acordo com Cécile Mengoli, directora de marketing da Nokia em Portugal. No ar desde o passado dia 1 de Novembro, a acção integra em ‘above line’ spots televisivos, rádio, publicidade online e mupis. No ‘below line’, a campanha prolonga-se com acções em 15 lojas The Phone House. O tema é “A Música que nos Liga”.