Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Apple apresenta novo iPhone 4
2010-06-09

A Apple apresentou esta segunda-feira, dia 7 de Junho, o novo iPhone 4, a nova versão do seu smartphone, mais fina do que nunca. A apresentação foi feita por Steve Jobs, CEO da Apple, que descreveu o novo iPhone 4 como “o maior salto desde o iPhone original”.

A nova versão do smartphone da Apple inclui o FaceTime, que torna real a vídeo-chamada, e o novo ecrã Retina, segundo a Apple, o ecrã de maior resolução alguma vez inserido num telefone com o texto a parecer igual ao de uma página impressa com qualidade.

Adicionalmente, o iPhone 4 possui uma câmara de cinco megapixels com zoom digital de cinco avanços, foco automátuco, um sensor iluminado na retaguarda, flash LED e gravação vídeo em HD, para além do processador A4 da Apple, um gyro de três eixos e oferece até mais 40 por cento de tempo de conversação, “embrulhados” em 9,3 milímetros num o novo design em vidro e aço inoxidável. A frente e a retaguarda são feitos de vidro aluminosilicato, quimicamente fortalecido para ser 30 vezes mais duro que o plástico, mais resistente a riscos e mais duradouro. Os vidros da frente e da retaguarda têm uma camada resistente ao óleo, que ajuda a mantê-lo limpo, e em torno do iPhone 4 está uma banda com acabamentos em aço inoxidável feitos de uma liga personalizada forjada para ser cinco vezes mais forte que o aço tradicional.

Por dentro, o iPhone 4 vem com o iOS 4, a nova versão do sistema operativo móvel da Apple, que inclui mais de 100 novas funcionalidades e 1.500 novas APIs para os técnicos. O iOS 4 possui Multitasking, Folders, Mail melhorado, maior suporte empresarial e a nova plataforma de publicidade móvel da Apple, o iAd.

A nova aplicação iBooks vai estar disponível no iPhone 4 como um download gratuito da App Store e inclui a nova iBookstore da Apple, para procurar, comprar e ler livros num dispositivo móvel. Existem mais de 60 mil livros disponíveis na iBookstore e os utilizadores já descarregaram mais de cinco milhões de livros nos primeiros dois meses.

O iPhone 4 irá estar disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão a 24 de Junho. Vem em modelos em branco ou preto e estará disponível nos Estados Unidos a um preço de venda recomendado de 199 dólares para o modelo de16 gigabytes e 299 dólares para o modelo de 32 gigabytes tanto nas lojas de retalho e online da Apple, como da AT&T, da Best Buy e da Wal-Mart. Os clientes podem fazer a pré-encomenda dos seus iPhone 4 a partir da próxima terça-feira, 15 de Junho, através da Apple Online Store ou reservar o iPhone 4 para levantar numa Apple Retail Store.

No fim de Setembro, o Phone 4 vai chegar a 88 países. O iPhone 4 vai estar disponível no fim de Julho na Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia e Suíça. Em Portugal, a Vodafone já garantiu que vai comercializar nos próximos meses o novo smartphone, cujo preço será divulgados antes do lançamento.

Feito o anúncio, os analistas já começaram a comentar a novidade da Apple. Inquiridos pelo The Wall Street Journal, os analistas acreditam que o iPhone 4 irá contribuir para o crescimento da empresa californiana, mas que dificilmente engordará a sua quota no mercado mundial de smartphones, que actualmente está fixada nos 15,8 por cento, colocando-a no terceiro lugar, atrás da Nokia e da Research in Motion, de acordo com os dados da IDC.O analista Charles Golvin, da Forrester Research, acredita que o novo telefone se torne popular entre os clientes da Apple, mas tem dúvidas quanto às novas subscrições.

Desde o seu lançamento, há cerca de três anos, o iPhone tornou-se crucial no negócio da Apple, representando, segundo o The Wall Street Journal, 40 por cento das suas receitas no trimestre fiscal terminado a 27 de Março. Os analistas esperam que sejam vendidos cerca de 36 milhões de iPhones no ano fiscal de 2010, que fecha a 30 de Setembro, mais 73 por cento dos 20,8 milhões vendidos no exercício anterior. Steve Jobs já avançou que espera alcançar a marca dos 100 milhões este mês, mas os analistas consideram que o iPhone 4 irá enfrentar uma maior concorrência, especialmente com o lançamento de mais telefones que funcionam com o sistema operativo do Google, o Android.

Veja a apresentação do iPhone feita por Steve Jobs


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos