A Toshiba Portugal encerrou 2009 com um crescimento consolidado e um milhão de portáteis vendidos. Num ano marcado pelo lançamento de uma nova área de negócio, a Consumer Product Division, a empresa registou um volume de negócios de 124,6 milhões de euros.
Segundo João Amaral, director geral da Toshiba em Portugal, “mesmo tendo registado um volume de facturação ao nível do do ano anterior, a Toshiba conseguiu em 2009 consolidar a liderança no mercado dos portáteis, com uma quota superior a 20 por cento, e conquistar uma posição bastante animadora no mercado dos televisores”.
Em resposta às tendências verificadas no mercado do portáteis, nomeadamente do crescimento da procura e baixa de preços, a Toshiba vendeu 305 mil portáteis, chegando ao milhão de unidades acumuladas desde o arranque da subsidiária e verificando um crescimento relevante na área dos acessórios e periféricos.
No segmento dos televisores, a Toshiba conquistou, em menos de um ano, três por cento de quota de mercado, objectivo inicialmente previsto atingir até final de 2010.
Para este ano, os objectivos estão traçados. “A Toshiba espera continuar a crescer acima do mercado e de forma sustentada, manter a posição relevante em todos as áreas em que actua, ao mesmo tempo que explora novos canais”, afirma João Amaral. “A estratégia dos três ecrãs, que assenta na noção de convergência total entre dispositivos, norterá a actividade da Toshiba, que continuará a trabalhar para se demarcar ainda mais pela diferenciação tecnológica, assente na inovação e na qualidade, recursos ‘in-house’ de que a Toshiba certamente tirará partido.”
Esta ambição reflecte-se na intenção de manter a quota de mercado dos portáteis acima dos 20 por cento e de consolidar a liderança no segmento profissional. Já no que se refere à área dos televisores, traduz-se na vontade de chegar aos cinco por cento de quota de mercado e consolidar a presença em todos os canais de distribuição.