A D-Link anunciou uma nova linha de dispositivos PowerLine, que proporcionam maior flexibilidade e estabilidade com um menor consumo de energia.
Os novos sistemas Powerline da D-Link permitem criar uma infra-estrutura de rede de tipo “end-to-end”, que dá o suporte completo às últimas tecnologias do lar digital, utilizando para tal a rede eléctrica.
O mercado de dispositivos Powerline tem crescido de forma sustentada com níveis de crescimento inter anual (CAGR) de 30 por cento, desde 2006, e segundo algumas consultoras, como a In-Stat, é previsível que este crescimento seja de 40 por cento em 2012. A Europa é, actualmente, o mercado mais competitivo para os dispositivos PowerLine e, com a ratificação do padrão IEEE 1901, que se espera que ocorra em 2010, o crescimento será ainda maior. De acordo com Gartner, existem actualmente 16 milhões de dispositivos HomePlug AV instalados em todo o mundo. “As redes PowerLine estão determinadas a desempenhar um papel crucial nas instalações de lar digital, substituindo os dispositivos Wi-Fi onde a força do sinal não é suficiente, proporcionado uma banda larga necessária para a distribuição de conteúdos digitais através de múltiplas salas e divisões ou para um ‘streaming’ de vídeo em tempo real, entre outras,” afirma Xavier Campos, Product Manager of D-Link Ibéria. “Isto é também devido ao aumento de interesse dos fornecedores de serviços, capazes de fornecer a tecnologia PowerLine com um valor acrescentado nos seus pacotes ‘triple play’ de banda larga”.
O novo DHP-306AV é um adaptador PowerLine, enquanto o DHP-307AV é um kit que inclui dois adaptadores. A tecnologia avançada que inclui estes adaptadores torna-os mais resistentes às interferências eléctricas que outros dispositivos localizados na casa, de forma a que os utilizadores possam beneficiar dos níveis máximos de velocidade de transmissão. Os dispositivos são capazes de níveis de velocidade de transferência até 200 megabytes por segundo e com QoS, áudio e vídeo, tornando prioritário face outro tráfego menos sensível ao tempo, como por exemplo o e-mail ou as transferências de ficheiros, para optimizar o “streaming” multimédia.
Estes adaptadores possuem uma tomada integrada, permitindo ao dispositivo ligado a esta conectar-se à rede. Este sistema é ideal paras aqueles utilizadores que não possuem muitas tomadas. Também está incluído em todos os adaptadores um filtro que previne qualquer interferência desde o dispositivo eléctrico.