De acordo com os últimos dados da DisplaySearch, em 2009, o preço médio de venda dos televisores LCD caiu, a nível global, duas vezes mais rápido do que em 2008, sobretudo devido à redução do preço dos painéis derivada da sobreprodução no quarto trimestre de 2008 e no primeiro de 2009.
Numa base anual, o PVP médio dos LCD’s contraiu 24 por cento. Já o dos plasmas caiu 21 por cento.
Em volume, a procura por televisores de ecrã plano em 2009 ficou acima das expectativas avançadas no início desse ano. Durante a primeira metade do ano passado, foi mais fácil às marcas reduzirem os seus preços, situação que se inverteu na segunda metade. “Dado que o ritmo da descida dos preços no retalho foi mais lento, durante a primeira metade de 2009, do que o ritmo da queda dos preços dos painéis, os fabricantes e os retalhistas conseguiram melhorar as margens face aos baixos níveis do último trimestre de 2008”, nota Paul Gagnon, analista da DisplaySearch. “Contudo, durante o segundo semestre, o preço dos painéis aumentou, atingindo o pico em Setembro e mantendo-se relativamente elevado no último trimestre. Como resultado, os fabricantes e retalhistas abdicaram das margens ganhas no início do ano para assegurar que o preço, no retalho não estagnava ou mesmo subia, o que poderia afectar muito a procura”.
Em 2010, a DisplaySearch antecipa que o preço médio dos televisores LCD caia mais lentamente que o dos painéis. Adicionalmente, o mix acrescido de modelos LED e 3D irá ajudar a esbater a natural erosão dos preços, que não deverá exceder os quatro por cento.
Nos plasmas, as estimativas são de que os preços médios desçam entre 15 a 20 por cento, também mais lentamente que no ano passado mas acima dos LCD’s de tamanho comparável.