Google, Intel, Logitech e Sony reúnem esforços para criar plataforma aberta de TV
O Google, a Intel, a Logitech e a Sony uniram esforços no desenvolvimento da Google TV, uma plataforma aberta que combina o poder da Web com a experiência de visualização da televisão, numa nova categoria de dispositivos para a sala de estar. Esta iniciativa é ainda apoiada pela Best Buy, pela DISH Network e pela Adobe.
Com a Google TV, os consumidores serão capazes de pesquisar e visualizar um maior universo de conteúdos de várias fontes, incluindo os seus canais usuais de televisão, a Internet, as suas bibliotecas de conteúdos pessoais e aplicações móveis, no conforto da sua sala de estar.
A solução, que deverá ser disponibilizada na lógica de cloud computing, foi desenvolvida sobre a plataforma Android e está apta a correr no browser Chrome. Quando conjugada com o processador Intel Atom CE4100, o último chip da Intel especificamente concebido para o mundo da electrónica de consumo, a nova plataforma oferece a qualidade audiovisual dos sistemas home cinema. No final do ano, a Sony e a Logitech irão lançar produtos baseados neste processador e que integram a Google TV.
Esta solução está preparada para funcionar com qualquer operador de televisão. Além dos canais de TV, a nova plataforma também deverá permitir o acesso a serviços e conteúdos a pedido, como o Netflix, o Amazon On Demand ou mesmo o YouTube, assim como a possibilidade de correr aplicações que se encontram disponíveis no Android Market.