A próxima geração do popular Windows Messenger chega brevemente ao mercado numa versão mais social, para permitir aos utilizadores ligarem-se mais facilmente aos amigos e contactos mais próximos.
Em Portugal, o Messenger possui mais de 3,5 milhões de contas activas e, nos últimos anos, apresentou um crescimento de mais de 300 mil contas activas por ano.
Steve Ballmer, CEO da Microsoft Corporation, em visita a São Paulo, no Brasil, anunciou em antestreia a próxima geração do Windows Live Messenger. O novo Messenger é o primeiro dos novos serviços de comunicação e partilha do Windows Live a ser revelado publicamente, a poucas semanas da disponibilização geral.
O Windows Live Messenger é utilizado todos os meses por mais de 320 milhões de clientes em todo o mundo, que enviam mais de 10 mil milhões de mensagens todos os dias. A nova versão do Messenger inclui novas formas de participar em conversas mais ricas e expressivas, bem como uma nova experiência social que aproxima o utilizador das redes sociais e experiências de partilha dos amigos. “Acompanhando o aumento vertiginoso da utilização da Internet, vemos os consumidores partilhar cada vez mais conteúdos através de diversas redes sociais a que estão ligados, sites de fotografias e vídeos e outras experiências de partilha, tornando-se, paradoxalmente, difícil manter o contacto com as pessoas importantes da nossa vida”, reconhece Nuno Alves da Silva, director de Consumo e Online da Microsoft Portugal. “Com o novo Messenger, preocupámo-nos em disponibilizar ferramentas que permitam pôr de parte o supérfluo e mantermo-nos a par das actualizações sociais mais relevantes na Web.”
O Messenger irá recolher actualizações de redes sociais como o Facebook, o MySpace e o LinkedIn, permitindo que os amigos partilhem, comentem e enviem mensagens através destas redes a partir do Messenger. O Messenger recolhe ainda actualizações de outros websites utilizados pelos amigos (mesmo que o utilizador não os utilize), permitindo que os amigos os liguem ao Messenger. Deste modo, pode-se receber actualizações de sítios como o Flickr, o Zune, o YouTube, entre outros, todos no Messenger.
Ao mesmo tempo, agora que estas informações estão reunidas num único local, o Messenger ajuda a mantê-las organizadas, sendo que as actualizações dos “favoritos” são automaticamente colocadas no topo da lista.
Após o seu lançamento, que ocorrerá nos próximos meses, o novo Messenger poderá ser transferido a partir do endereço download.live.com.
Para obter mais informações, veja o vídeo de demonstração do novo Windows Live Messenger.