Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas de computadores crescem 27% no 1.º trimestre
2010-04-15

As vendas mundiais de computadores totalizaram 84,3 milhões de unidades no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 27,4 por cento face ao período homólogo de 2009, de acordo com os resultados preliminares da Gartner.

Estes valores excedem as estimativas iniciais feitas pela consultora que antecipava um crescimento de 22 por cento. “Os resultados acima das expectativas foram motivados pela recuperação no mercado da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), que cresceu 24,8 por cento”, detalha Mikako Kitagawa, analista da Gartner. “Todas as outras regiões registaram taxas de crescimento de dois dígitos, apesar dos Estados Unidos e a América Latina terem ficado ligeiramente abaixo do esperado”.

Os resultados das vendas para o primeiro trimestre indicam que o mercado profissional está a retomar gradualmente, catalisado pela substituição dos equipamentos nos mercados mais maduros. “Com um cenário macroeconómico relativamente positivo, a procura no segmento empresarial foi maior. A substituição do parque de PC’s motivada pelo Windows 7 vai tornar-se mais visível na segunda metade de 2010 e início de 2011”.

A HP continua a liderar as vendas mundiais de PC’s, mas o seu crescimento ficou abaixo da média. A HP enfrentou uma forte pressão concorrencial das marcas asiáticas, que estão a ganhar quota de mercado. Contudo, a força da HP mais uma vez saltou à vista, com a retoma do mercado profissional.

A Acer registou uma forte subida das vendas em todas as regiões. O seu modelo de negócio permite-lhe atingir posicionamentos de preço que outros fabricantes têm dificuldade em alcançar. Já a Dell conseguiu um crescimento anual acima dos 20 por cento, pela primeira vez em dois anos, sobretudo devido à vendas internacionais.

As vendas da Lenovo, por seu turno, aumentaram 59,2 por cento. O compromisso da fabricante na expansão para o segmento de consumo parece estar a dar resultados positivos, apesar de continuar muito dependente do mercado chinês. Finalmente, o Top 5 é encerrado pela ASUS e pela Toshiba, que partilham esta posição. As vendas da ASUS aumentaram 18,4 por cento e a fabricante ganhou rapidamente quota de mercado com os mini PC’s lançados em 2008.

Resultados preliminares para as vendas mundiais de PC’s no 1.º trimestre – milhares de unidades

1.º HP: 15.319 mil unidades, 18,2% de quota mercado, mais 19,9 % que no período homólogo

2.º Acer: 12.003 mil unidades, 14,3% de quota de mercado, mais 54,3% que no período homólogo

3.º Dell: 10.209 unidades, 12,1% de quota de mercado, mais 21,4 por cento que no período homólogo

4.º Lenovo: 6.977 mil unidades, 8,3% de quota de mercado, mais 59,2% que no período homólogo

5.º ASUS: 4.647 mil unidades, 5,5% de quota de mercado, mais 114,8% que no período homólogo

5.º Toshiba: 4.623 mil unidades, 5,5% de quota de mercado, mais 35,9% que no período homólogo

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos