Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
TMN apresenta primeira demonstração pública de 4.ª Geração Móvel em Portugal
2010-03-30

A TMN apresentou esta terça-feira, dia 30 de Março, a primeira demonstração pública em Portugal de LTE (Long Term Evolution) ou, como é mais comummente conhecida, 4.ª Geração Móvel.

Pela primeira vez no país, foi apresentada e demonstrada publicamente a tecnologia que permite velocidades de banda larga móvel de, pelo menos, 100 a 150 Mbp/s, algo que, até agora, só se tinha verificado em ambiente laboratorial.

Através desta nova geração de redes móveis, os clientes TMN terão oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como uma maior eficiência e performance no acesso a serviços de banda larga móvel que, tendencialmente, se irá aproximar da largura de banda disponível na rede fixa. A necessidade de encontrar soluções convergentes fixo e móvel contribuirá para que estes dois tipos de acesso sejam complementares e para que os clientes tenham o mesmo tipo de experiência, independentemente do tipo de acesso que possuem.

As principais diferenças em relação às actuais redes 3G, para além dos débitos, estão relacionadas com uma melhor eficiência de utilização do espectro radioeléctrico e menor latência, permitindo o acesso a serviços em mobilidade até agora só possíveis através da fibra óptica ou ADSL, tais como jogos online com baixa latência, difusão de televisão em alta definição ou vídeo-conferência via mobile, entre outros.

Tal como anunciado em Outubro de 2009, serão desenvolvidos e implementados durante este ano dois projectos-piloto 4G, um em Portugal e outro no Brasil, que permitirão adquirir conhecimento no terreno e num ambiente próximo dos utilizadores das condições necessárias para a disponibilização do serviço, assim que as regras regulatórias de ambos os países o permitirem.

De salientar que as receitas de dados que não SMS representavam, em 2009, 59 por cento das receitas de dados da TMN e a totalidade destas eram responsáveis por 23,1 por cento das receitas de serviços.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos