Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Europa atacada por trojan que distribui spam
2010-03-17

O sistema ThreatSense.Net da ESET, uma representação da WhiteHat, baseado em detecção de malware „in-the-cloud“, detectou um crescimento na actividade de um trojan chamado Win32/Lethic.AA.

O trojan é usado para a distribuição de spam e pode ser controlado remotamente. Para infiltrar o computador de um utilizador, o Win32/Lethic.AA pode ir buscar informações a outro malware (software malicioso) ou é descarregado para o computador do utilizador por outro malware presente.

O principal objectivo deste trojan é transformar o computador infectado num componente de um poderoso bot (derivado de robot) para a disseminação de e-mails não solicitados. Para evitar ser detectado, o código de programação é integrado num ficheiro chamado 'explorer.exe'.

Desde meados de Março que o Win32/Lethic.AA é uma das ameaças mais espalhadas, afectando principalmente utilizadores na Holanda, que conta com cerca de 13 por cento de todas as ameaças. Também foi detectado na Estónia (9%) e na Bélgica (7%). Na altura da elaboração do comunicado da WhiteHat, registava cerca de três por cento em Portugal, Dinamarca, Noruega, Suécia e Eslovénia. O trojan também afecta utilizadores na Eslováquia, Croácia, Sérvia, Grécia, Rússia e Grã-Bretanha que, apesar de partilharem apenas um por cento desta ameaça, a coloca no top 20 de ameaças espalhadas globalmente.

Para combater este Trojan, a ESET recomenda a utilização de versões actualizadas de browsers Internet e de software de segurança e o maior cuidado possível no download de ficheiros e navegação na Internet.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos