Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Panasonic alia-se à Best Buy para impulsionar as vendas da tecnologia Full HD 3D
2010-03-11

A Panasonic e a Best Buy estabeleceram uma parceria para levar a tecnologia 3D aos lares norte-americanos, com a comercialização exclusiva do sistema de entretenimento Full HD 3D da Panasonic, certificado pela Blu-ray Disc Associaton com o novo standard 3D, nas lojas Best Buy, através dos espaços Magnolia Home Theater.

Para já, segundo confirmou a Panasonic em comunicado, a iniciativa decorrerá em algumas das principais loja Best Buy, como a de Union Square, em Nova Iorque.

A propósito desta parceria, Michael Vitelli, presidente da Best Buy América, avançou que a insígnia está posicionada, de uma forma única, para dar aos consumidores a experiência da tecnologia 3D, através dos Blue Shirts e da Geek Squade. “Estamos muito entusiasmados nesta parceria com a Panasonic, que nos permite ser o primeiro retalhista a oferecer esta solução de ‘home theater’ 3D completa”.

O sistema de entretenimento da Panasonic já está disponível em exclusivo em lojas Best Buy seleccionadas, com um preço de venda ao público a rondar os 2.124,20 euros, mas os componentes desta solução completa podem ser comprados em separado. O sistema consiste num plasma 3D HD de 50 polegadas VIERA VT20, que inclui um par de óculos 3D Active Shutter, e no leitor de Blu-ray 3D BDT300. Óculos adicionais estão disponíveis. O VT20 é um modelo exclusivo da Best Buy e é equivalente à série VT25, votada Best of Show no CES 2010. O BT300 é também um exclusivo da Best Buy e equivalente ao BDT350, que recebeu um Prémio Inovação.

Com esta parceria, a Panasonic procura impulsionar as vendas da tecnologia 3D HD e antecipar-se aos seus concorrentes. Segundo noticia o jornal económico japonês Nikkei, a televisão 3D que a Panasonic venderá nos Estados Unidos será 30 por cento mais barata que a vendida a partir de Abril no Japão, mas não terá a capacidade de acesso à Internet.

Paralelamente, esta parceria reflecte também a forte aposta que a Best Buy está a fazer este ano na tecnologia 3D. Contudo, segundo nota a agência Reuters, apesar de muitos analistas esperarem que a disponibilização desta oferta da Panasonic atraia muitos curiosos às lojas Best Buy, motivados também pelo sucesso de êxitos de bilheteira como o “Avatar” e “Alice no País das Maravilhas”, estes mesmos analistas consideram que os preços ainda elevados dos produtos inibirão as vendas.

Michael Lasser, analista do Barclays, estima que a margem de um televisor 3D seja “significativamente mais elevada” que o que a Best Buy ganha na venda de um televisor HD de tamanho semelhante, mas acrescenta que a procura por estes produtos ainda é incerta. “Não é razoável que se espere que o consumidor pague um premium por uma determinada tecnologia sem ter suficiente conteúdo associado”, acrescenta Matthew Fassler, analista da Goldman Sachs.

Ao mesmo tempo, o uso dos óculos poderá ser considerado outro factor inibidor da tecnologia. Uma pesquisa de mercado da NPD citada pela Reuters revela que mais de metade dos consumidores inquiridos consideram os óculos uma inibição.

Não obstante, a Panasonic já avançou que espera vender dois milhões de televisores 3D no primeiro ano de lançamento. Por seu turno, Sony e Samsung também já anunciaram os seus planos de lançamento de modelos 3D nos próximos meses. A oferta da Sony chegará ao mercado em Junho e, de acordo com a Reuters, a marca espera que estes modelos venham a constituir dez por cento dos mais de 25 milhões de televisores LCD que estima vender durante o próximo ano.

Com ecrãs de 40 a 46 polegadas, pelo menos oito modelos vão chegar às lojas japonesas a 10 de Junho, em vésperas do arranque do Mundial de Futebol da África do Sul, com preços compreendidos entre os 2.370 euros e os 2.860 euros. A 16 de Julho chegarão os televisores 3D BRAVIA de 52 e 60 polegadas, com preços de venda que rondarão os 3.500 e 4.700 euros, respectivamente.

Quanto à Samsung, já foram anunciados cerca de 12 modelos, da 40 às 65 polegadas, de televisores LCD, plasma e LED, que chegarão ao mercado a partir de Abril. De acordo com a revista francesa LSA, estes equipamentos serão, em média, 15 por cento mais caros que um modelo não 3D de tamanho e tecnologia semelhantes, valor ao qual se terá de acrescentar o dos óculos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos