A Caixa Geral de Depósitos (CGD), a Microsoft, a RUTIS e a Inforlândia criaram a iniciativa “Activo PC Sénior,” com vista a facilitar o processo de inclusão digital da população sénior.
Esta iniciativa, apresentada esta terça-feira, dia 9 de Março, na Culturgest, engloba um site com informação e conteúdos, que poderá vir a incluir outros parceiros fornecedores de conteúdos, software específico para aprendizagem (www.literaciadigital.pt) e computadores com configuração especial para atender às necessidades deste grupo populacional.
Já a partir deste mês de Março, estão disponíveis para os clientes da CGD e para os alunos das Universidades da Terceira Idade, quatro modelos de computadores portáteis concebidos de raiz para o público sénior, a rondar os 600 euros, com garantia de financiamento, bem como um amplo conjunto de conteúdos destinado a aumentar a literacia digital dos seniores e a sua capacidade de tirar partido dos equipamentos.
Previsto está igualmente o alargamento da iniciativa a público com necessidades especiais, através da inclusão de software de avaliação da Dolphin, uma das mais conceituadas empresas na área de acessibilidade e comercializado pela Compensar.net.
A iniciativa “Activo PC Sénior” chega ao mercado em duas vertentes, por um lado, a comercialização de três modelos de computadores portáteis exclusiva para clientes Caixa Geral de Depósitos e, por outro, a comercialização de um quarto modelo de computador portátil, denominado “PC Sénior Virtual”, apenas para alunos e professores da RUTIS, com comercialização exclusiva na Rede de Universidades da Terceira Idade.
Responsável pela produção dos computadores portáteis de base à oferta Activo PC Sénior, a Inforlândia disponibilizará os quatro modelos distintos que constam desta oferta com personalização exterior do equipamento, inclusão de anti-vírus e garantia de dois anos. Os computadores virão equipados com o sistema operativo Windows 7 da Microsoft, bem como o pacote de aplicações de produtividade pessoal Microsoft Office 2007, versão Casa e Escritório e Versão Estudante (no caso do modelo PC Virtual comercializado pela RUTIS).
Os equipamentos virão equipados com uma imagem de fundo personalizada e ainda a ligação ao “centro de acessibilidade” disponível através de uma imagem iconográfica no ambiente de trabalho dos computadores, que permite aos utilizadores seniores abrir de forma mais fácil os programas do Office e o browser.
Adicionalmente, e em exclusivo para esta oferta, a Microsoft fará incluir a sua plataforma de Literacia Digital destinada a auxiliar os utilizadores a tirar partido das ferramentas de utilização dos computadores portáteis.
Face a outros equipamentos comercializados no retalho, os computadores portáteis comercializados ao abrigo da iniciativa Activo PC Sénior diferenciam-se pela imagem original e única, teclado de teclas ampliadas criado para facilitar a leitura e a escrita, rato ergonómico e programável de forma a facilitar o movimento, todo o software já instalado e pronto a usar, placa 3G interna (opcional), CD para recuperação do sistema operativo em caso de avaria, sem precisar de assistência técnica, inclusão de conteúdos de literacia digital com certificação Microsoft e, proximamente, software de avaliação para necessidades especiais.
De forma a facilitar o acesso dos seniores a estes equipamentos informáticos, a CGD irá disponibilizar um modelo de financiamento para aquisição dos computadores pessoais para os seus clientes, através de uma modalidade de pagamento mensal a crédito.
O modelo de PC “Sénior Virtual”, a comercializar pela RUTIS, poderá ser adquirido por alunos ou professores da rede a pronto pagamento ou mediante financiamento facultado pela CGD, também com pagamento mensal a crédito.
Para quem queira adquirir estes equipamentos através de modelos de financiamento, a Caixa Geral de Depósitos irá disponibilizar os seus serviços através da rede de balcões em todo o país, para que, através da utilização dos cartões de crédito CGD, o possam fazer. A condição de acesso ao financiamento é unicamente ser cliente CGD.
Para adquirir estes equipamentos, os seniores interessados terão unicamente de proceder à apresentação de documento que comprove a situação de estudante numa universidade de Terceira idade, validado pela RUTIS, para o caso do modelo “Sénior Virtual” e ser cliente Caixa Activa da CGD, para os três modelos do segundo caso. A aquisição é efectuada através da página da RUTIS criado para o efeito, no caso do PC Sénior Virtual, e através dos balcões da CGD.