Apesar do ambiente recessivo, as vendas de televisores em todo o mundo cresceram dois por cento, em 2009, atingindo os 146 milhões de unidades, revelam os novos dados da DisplaySearch.
As tecnologias de ecrã plano, nomeadamente os LCD’s, tiveram no ano passado um melhor desempenho em volume que em 2008, crescendo 37 por cento. O último trimestre configurou mesmo o maior crescimento destes produtos desde o quarto trimestre de 2007, com uma subida de 50 por cento.
O forte desempenho dos ecrãs planos nos mercados emergentes, como a China, onde assinalaram uma subida de mais de 100 por cento numa base anual, levou a que a quota destas tecnologias nas vendas globais de televisão ultrapassasse, pela primeira vez, os 75 por cento, representando agora mais de 90 por cento do total da facturação do mercado de televisão. Um dos motores deste crescimento foi a aceleração da descida dos preços médios, motivada por uma redução dos custos ao nível dos componentes, mas também pelo esmagamento das margens do fabricante e do retalhista. O preço médio de venda ao público caiu mais de oito por cento e, no caso dos LCD’s, a erosão foi de 24 por cento, o valor mais elevado desde que a DisplaySearch começou a monitorizar o mercado de televisão.
Segundo Paul Gagnon, analista da DisplaySearch, os resultados de 2009 ficaram acima das expectativas mas demonstraram claramente que, apesar dos consumidores ainda manifestarem o desejo de comprar um televisor de ecrã plano, ao mesmo tempo estão a mudar o seu comportamento de compra adequando-o aos seus orçamentos. “Assistimos a um maior compromisso nas dimensões e características dos ecrãs, com um maior número de consumidores a optarem por actualizar os equipamentos secundários, mais pequenos, e a adiarem a aquisição de um televisor maior para a sala de estar”.
No que aos LCD’s diz respeito, esta tendência significou que o crescimento nas dimensões abaixo das 40 polegadas foi superior ao dos modelos de maiores dimensões nos mercados mais maduros, não obstante a introdução de novas tecnologias nestas dimensões, como a retroiluminação LED e a ligação à Internet.
Mercado mundial de televisão (Unidades) – 4.º trimestre de 2009
LCD: 50.726 milhões –+35% T/T- + 50% A/A
Plasma: 4.723 milhões –+31% T/T- +6% A/A
LED: 0,4 milhões - +193% T/T - -33% A/A
CRT: 12.313 milhões - -10% T/T - - 37% A/A
Projecção: 51 milhões- +55% T/T - -56% A/A
Total: 67.813 milhões - +24% T/T - + 17% A/A
Fonte: DisplaySearch