Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Microsoft estima crescimento de dois dígitos para a Xbox em Portugal
2010-02-04

A Microsoft Entertainment & Devices (E&D) estima um crescimento de dois dígitos para a Xbox no mercado português em 2010. As estimativas foram apresentadas esta quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, por Sofia Tenreiro, responsável por esta área de negócio em Portugal.

Durante a apresentação da estratégia de negócio da Xbox, que decorreu em Lisboa, a responsável explicou que, a alavancar este crescimento, encontram-se o projecto Vodafone Casa TV, o Project Natal e o lançamento de vários títulos de jogos estratégicos, incluindo Alan Wake, Lips e Crackdown 2.

Escusando-se a revelar qual a taxa de crescimento esperada, Sofia Tenreiro confirmou, no entanto, que queria duplicar os números de 2009, ano em que as vendas da Xbox cresceram 51 por cento em Portugal e em que, nos últimos seis meses, o número de subscritores do Xbox live Gold cresceu 19 por cento.

Acompanhando esta tendência de crescimento, a divisão portuguesa de E&D ambiciona este ano alcançar a posição de liderança entre todas as subsidiárias da Microsoft, “roubando” o lugar da Bélgica. No ano passado, o crescimento conseguido no mercado português valeu-lhe mesmo uma posição entre as três equipas com maior desempenho a nível mundial.

Para alcançar um objectivo “tão ambicioso quanto desafiante”, a estratégia de negócio da empresa passará pelo reforço da aposta em parcerias fortes com os clientes. “A Xbox não aposta tanto em media, optando por focalizar-se na loja”, avança Sofia Tenreiro, acrescentando que, desta forma, “se consegue trazer mais valor ao consumidor e proporcionar-lhe experiências ricas no ponto de venda”, que é, em última instância, o local privilegiado para o contacto com o produto.

Fazendo suas as palavras proferidas por Robbie Bach, presidente da divisão E&D da Microsoft, no Consumer Electronics Show (CES) 2010, em Las Vegas, Sofia Tenreiro garante que 2010 vai ser então o ano da Xbox, beneficiando de um amplo leque de novidades que, na sua opinião, são completamente diferenciadoras da concorrência.

A mais aguardada, o Project Natal, chega mesmo a tempo da campanha natalícia e, confirma a responsável, vai revolucionar a maneira como se pensa no entretenimento. Funcionado com todas as Xbox 360, fará surgir uma nova categoria de jogos e de entretenimento, em que o utilizador será o seu próprio comando. Abre-se, assim, um enorme leque de possibilidades de utilização dado que, sublinha Sofia Tenreiro, se numa primeira fase Project Natal vai servir apenas para usufruir dos jogos, num futuro próximo poderá permitir, por exemplo, mudar os canais de televisão sem o recurso a qualquer comando, usando o próprio corpo.

Por outro lado, esta tecnologia vai estar muito ligada às várias culturas. A Microsoft Portugal está também a contribuir para o seu desenvolvimento, indicando as expressões típicas dos portugueses, para que a experiência do projecto seja o mais rica possível.

Paralelamente, com a inclusão de novas funcionalidades sociais, como o Facebook e o Twitter, a empresa procura cumprir o objectivo de tornar a Xbox numa grande rede social. Segundo avança a responsável pela divisão E&D, cerca de dez milhões de membros em Portugal já acederam a estas redes através da plataforma online da Xbox. A empresa realçou também a receptividade que tem registado a integração do serviço televisivo da Vodafone com a consola, cuja estreia mundial aconteceu em Portugal em Dezembro passado, e que já conta com a adesão de 50 por cento dos actuais utilizadores da Xbox.

Finalmente, outra das estratégias referidas passa por um lançamento mais espaçado, ao longo de 2010, de alguns dos títulos mais esperados para a consola, ao invés de os concentrar o no final do ano. Assim, desde este mês de Fevereiro começarão a ser lançadas as novidades, começando com uma das versões de Lips esperadas para o primeiro semestre, o Lips Party Classic, que apresentará 40 êxitos de artistas como as Spice Girls, KISS, Village People, Tiffany, Gloria Gaynor, The B-52’s ou Chumbawumba, entre outros, e o Crackdown 2. Até Junho, serão ainda lançados o Lips I Love 80’s, em Abril, e o Alan Wake, em Maio.

Por seu turno, na Páscoa chega mais um “value bundle”, que inclui a consola e a oferta de dois jogos a anunciar. As novidades a apresentar no segundo semestre não foram também não foram ainda divulgadas, mas ficou a garantia de que, ainda este ano, chegam Halo Reach e Fable 3.

Se quiser saber mais pormenores sobre os próximos lançamentos Xbox, veja aqui os vídeos de Halo Reach, Alan Wake, Crackdown 2 e Project Natal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos