Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Netbooks fazem crescer a procura no mercado de computadores na região EMEA
2010-01-25

O mercado de computadores na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) regressou a terreno positivo no último trimestre de 2009, segundo os dados preliminares da IDC.

A forte procura associada à época de Natal e o regresso a uma dinâmica positiva na Europa Central e de Leste levaram o mercado a crescer 3,5 por cento, em termos homólogos, em linha com as previsões iniciais de 3,8 por cento. O ano fechou assim com um desempenho de –5,3 por cento e cerca de 97 milhões de unidades vendidas na região EMEA.

O mercado continua a ser catalisado pelos formatos portáteis, que mantiveram tendências de dois dígitos, nos 13,7 por cento, enquanto os desktops regrediram 13,3 por cento. Este segmento de produto foi directamente afectado pela fraqueza do mercado profissional, apesar de melhorar neste quarto trimestre relativamente aos anteriores.

O mercado dos portáteis, por sua vez, mostrou-se muito dinâmico nos últimos três meses de 2009, influenciado pela forte procura de netbooks durante a época de Natal. Nos portáteis convencionais, por seu turno, os números ficaram ligeiramente abaixo do esperado, não obstante o lançamento do Windows 7. “Com cinco milhões de unidades vendidas na época de Natal, o mercado dos netbooks atingiu a fasquia dos 14,5 milhões de unidades em 2009, o que representa uma expansão de 110 por cento comparativamente a 2008”, nota Eszter Morvay, analista na IDC. “Em 2010, os netbooks continuarão a ser um produto estrela, apesar da sua taxa de crescimento poder baixar ligeiramente, à medida que a renovação dos portáteis convencionais ganha um novo fôlego. Adicionalmente, são esperados novos concorrentes nos formatos mais portáteis, como os tablet, que poderão tirar algum fulgor aos netbooks e agitar o mercado nos próximos trimestres”.

A HP reconquistou a liderança no ranking da região EMEA. Apesar da forte concorrência no segmento dos portáteis, a fabricante reforçou a sua posição do lado dos desktops, tanto do lado profissional como do consumo, apostando num novo “line-up” e em modelos multifuncionais.

A Acer caiu para o segundo lugar, mas continuou a consolidar a sua posição neste mercado, com promoções e uma oferta agressivas. Paralelamente, a fabricante continuou a expansão do seu portfólio, oferecendo uma ampla gama de portáteis, tanto para o sector profissional como para o consumo.

Ranking dos fabricantes de PC’s na região EMEA, 4.º trimestre de 2009

Top 5 Vendors: Europe, Middle East, and Africa (EMEA) PC Shipments* 4Q09 (Preliminary) (000 Units)

HP: 6.127 milhões de unidades; 20,2% (-2,7%)

Acer: 5.951 milhões de unidades; 19,6% (+26,2%)

Dell: 2.800 milhões de unidades; 9,2% (+2,4%)

ASUS: 2.420 milhões de unidades; 8% (+19,4%)

Toshiba: 1.739 milhões de unidades; 5,7% (+0,3%)

Outros: 11.341 milhões de unidades; 37,3% (-4,3%)

Fonte: IDC


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos