Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
TV e Internet fazem sentido juntas mas não necessariamente no mesmo ecrã
2010-01-19

Os esforços para levar o conteúdo da Web para a televisão deverão intensificar-se este ano, refere um estudo da Deloitte.

No entanto, a consulta alerta que não se deve esperar um “boom” nas vendas de televisores com capacidades de acesso à Internet, dado que o consumo convergente da Web e da televisão tenderá a tornar-se mais pragmático.

Apesar da maioria do conteúdo da Web ter sido concebido com o PC em mente, um crescente número de aplicações populares, como as redes sociais e as informações meteorológicas, estão cada vez mais a ser adaptadas para os ecrãs dos televisores, uma tendência que se vai intensificar nestes próximos tempos. Consequentemente, a gama de televisores com funcionalidades de Internet e de set-top boxes deverá, no entender da Deloitte, aumentar, assim como a penetração de dispositivos com ligação à Internet, como as consolas de jogos e os media players.

Neste sentido, a abordagem mais popular ao consumo convergente de televisão e Web será, provavelmente, motivada por razões práticas, nomeadamente a combinação dos televisores existentes com outros dispositivos com browsers integrados, como os portáteis, netbooks, smartphones, leitores MP4 e consolas de jogos, ligados via WiFi, sendo a convergência implementada pelo utilizador.

A Deloitte avança ainda que, dado que o uso simultâneo da Web e da televisão é cada vez mais comum, os produtores de televisão sentir-se-ão encorajados a criar websites que estimulem a vontade dos telespectadores a reagirem ao que estão a ver. A ideia de uma mistura entre a actividade mais passiva de ver televisão e os elementos reactivos da Web deverá tornar-se num fenómeno com significado no final deste ano.

No fim de contas, a Deloitte alerta que, apesar da integração das capacidades de acesso à Internet nos televisores serem um elemento gerador de valor, a transposição de elementos da experiência da Web no PC para a televisão pode não ser a combinação de Web e TV melhor sucedida em termos comerciais. A consultora adianta ainda que a publicidade será um dos grandes beneficiários do uso simultâneo da Web e da televisão, tanto mais que as pesquisas já demonstraram que os telespectadores que utilizam estes media em simultâneo aumentam a sua opinião positiva sobre uma marca em 47 por cento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos