Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Analistas consideram que não existe mercado para tanta concorrência no sector do “e-reader”
2010-01-11

A secção dedicada aos e-“readers” no Consumer Electronics Show (CES) 2010 foi uma das mais agitadas, com muitos consumidores e muitos compradores curiosos quanto à vasta oferta oferta presente. O certame deu visibilidade à entrada de novos “players”, num mercado que o Kindle da Amazon popularizou e tornou apetecível, mas os analistas citados pela agência Reuters consideram que não existe espaço para tanta concorrência.

“Existe uma grande quantidade de equipamentos atractivos a serem apresentados mas, neste momento, são demasiados ‘players’ para um mercado tão pequeno, afirma Michael Gartenber, analista na Interpret.

Segundo a Reuters, o Kindle é líder de mercado incontestado porque a Amazon vende não só o equipamento, como os próprios livros digitais. A companhia ainda não revelou dados das vendas, mas os analistas citados pela agência noticiosa estimam que o “e-reader” da Amazon represente cerca de dois terços das vendas destes produtos. Citada pela Reuters, a UBS contabiliza que a Amazon tenha vendido cerca de um milhão de “e-reader” no último trimestre de 2009, gerando receitas de 287 milhões de dólares.

Contudo, nota a Reuters, a emergência dos Tablet PC’s no CES, incluindo do esperado equipamento da Apple em finais de Janeiro, significa uma verdadeira ameaça para a Amazon e para a própria categoria dos “e-readers”. Os analistas salientam que este mercado está limitado pelos preços elevados e pela dificuldade em assegurar parcerias no domínio dos conteúdos. Alguns especialistas, incluindo Allen Weiner da Gartner, esperam, por sua vez, que o mercado bifurque ao longo do ano, com o aparecimento de dispositivos que custam menos de 200 dólares, por um lado, uma gama média com preços até aos 350 dólares e, abarcando o restante, os Tablet PC’s.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos