A procura no mercado de televisão continua a melhorar. Segundo os dados da DisplaySearch, no terceiro trimestre de 2009, as vendas em unidades cresceram pela primeira vez em todo o ano, numa base anual, esperando-se agora no primeiro trimestre de 2010 uma subida em valor, a primeira em seis trimestres.
Os dados da consultora revelam que as vendas totais de televisores irão crescer dos 205 milhões de unidades de 2009 para 218 milhões já este ano, o que representa uma subida de seis por cento. Os principais motores deste crescimento são a resistência da procura nos mercados de televisão mais desenvolvidos da América do Norte, Japão e Europa Ocidental e a aceleração do consumo de ecrãs planos nos mercados emergentes. “A China é um forte motor de crescimento para o mercado mundial de ecrãs planos, com a continuação da transição dos CRT para os LCD e plasmas”, observa Hisakazu Tori, responsável pela área de pesquisa dedicada à televisão na DisplaySearch. “Os estimulos governamentais estão a ter um efeito positivo na procura de televisores de ecrã plano na China e no Japão, enquanto várias mudanças na emissão de analógico para digital esperadas para 2010 irão provavelmente aumentar a procura na Europa Ocidental pelos televisores digitais. Entretanto, fortes descidas dos preços na América do Norte estão a impulsionar o consumo em volume, especialmente dos modelos de 19 a 32 polegadas”.
Os preços médios de venda de todas as tecnologias de televisão deverão ter caído nove por cento em 2009 a nível mundial, que configura assim o primeiro ano onde se observa uma descida nos preços médios desde que se iniciou a transição para os ecrãs planos. Esta erosão do preço motivou uma forte procura em unidades que contudo não foi suficiente para prevenir uma descida de dez por cento em valor, dos 112 mil milhões de dólares para os 101 mil milhões de dólares. Contudo, a DisplaySearch espera que esta descida dos preços enfraqueça em 2010 e que o mercado regresse a valores positivos ao nível da facturação.