Tecnologia para entretenimento, para diversão ou mesmo para proteger o ambiente são as propostas da Maiatrónica para este Natal, através de quatro novos "gadgets".
O carregador de pilhas convencionais HR CBAR100 é capaz de carregar pilhas não recarregáveis do tipo AA, AAA e de 9V, permitindo aumentar a vida útil das pilhas comuns, poupar dinheiro e contribuir de forma activa para a defesa do ambiente. Trata-se de um carregador de pilhas inovador que promete uma vida nova para as pilhas usadas e em bom estado, utilizadas normalmente para alimentar os comandos à distância, máquinas fotográficas digitais, lanternas, despertadores, sistemas portáteis de GPS e todo o tipo de brinquedos. Por um preço de cerca de 27 euros, inferior a muitos carregadores de pilhas recarregáveis, o CBAR100 permite não só manter activas as pilhas convencionais por mais algum tempo, mas também carregar as versões NiCad e NiMH recarregáveis, proporcionando uma redução de custos que, segundo a Maiatrónica, chega facilmente aos 50 euros por ano.
Outra das sugestões é o media player de alta definição com disco de um terabyte. Além de possuir uma das maiores capacidades de armazenamento entre os media players disponíveis no mercado, o novo HR Media Player possui uma flexibilidade que, segundo a Maiatrónica, estava até agora apenas disponível em máquinas com preços muito mais elevados. Este servidor/gravador de media digital é totalmente compatível com vídeo e áudio em alta definição, podendo guardar conteúdos directamente a partir da Internet, de um PC, de uma pen USB, câmara de vídeo, máquina fotográfica digital ou mesmo a partir de uma emissão de televisão analógica e digital. Para o efeito, possui um disco rígido de 3,5 polegadas com um terabyte de capacidade, possível de controlar directamente no aparelho, usando um comando à distância ou através da sincronização com um PC ou Mac. O HR Media Player está equipado com interface USB 2.0, saídas de vídeo composto, por componentes e de vídeo digital HD via HDMI, funcionando também como uma fonte sonora, graças às saídas de áudio analógico por RCA ou digital, via ligação coaxial. Suporta os principais sistemas operativos do mercado e vem acompanhado por um comando à distância, cabos AV e USB, estando disponível por um PVP recomendado de 250 euros.
O comutador HDMI 3x1 da Joytech é a solução ideal para quem pretende ligar em simultâneo uma consola de jogos de nova geração, um leitor de Blu-ray, uma câmara de vídeo HD ou um media player a um televisor com uma única entrada HDMI. Em vez do incómodo de ligar e desligar os cabos de um aparelho a cada nova utilização, este pequeno dispositivo permite exactamente ter três equipamentos ligados, via HDMI, a um televisor LCD ou ecrã de plasma apenas com uma entrada deste tipo, bastando seleccionar a fonte de sinal pretendida directamente no comutador ou usando o pequeno e elegante comando à distância que o acompanha. Está disponível por um PVP recomendado de 33 euros.
Finalmente, o sistema de DVD-Vídeo Dual portátil da Vitecom possui tudo o que utilizador necessita para criar um sistema de entretenimento amovível no automóvel e inclui todos os acessórios necessários, incluindo adaptadores de instalação nos assentos, normalmente vendidos em separado. O Vitecom DVD-Vídeo Dual é composto por um leitor de DVD-vídeo, dois ecrãs LCD panorâmicos com sete polegadas de diagonal (um deles a integrar o próprio leitor), dois pares de auscultadores, comando à distância e um conjunto de cabos e adaptadores para ligação e colocação dos dispositivos em várias zonas do automóvel. O pacote inclui ainda um adaptador/carregador de isqueiro específico para carregar a bateria de iões de lítio que equipa os dispositivos. Pelas suas características, é também uma solução eficaz para ter em casa ou levar para um qualquer lugar ao ar livre, no primeiro caso, porque vem acompanhado por dois alimentadores de corrente eléctrica, um para cada LCD; em segundo lugar, porque a sua bateria de iões de lítio permite uma autonomia que vai muito além da duração de um filme. Além de filmes em DVD, este leitor de Vitecom é capaz de reproduzir discos com ficheiros MP3 e até filmes em DivX, tornando-se assim numa solução extremamente flexível para utilizar numa qualquer viagem. Está disponível por um PVP recomendado de 198 euros.