Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Descida no mercado da electrónica de consumo não se deve apenas à crise económica
2009-12-14

Após vários anos de crescimento constante, o mercado de electrónica irá perder cerca de dois por cento este ano, comparativamente a 2008, não excedendo os 681 mil milhões de dólares.

Segundo a GfK, a crise irá afectar duas regiões de uma forma especial, a América do Norte (-12%) e a Europa de Leste (-36%).

O crescimento em valor está concentrado em três grandes grupos, os LCD’s, os portáteis e os leitores de HD DVD e Blu-ray, o que constitui uma alteração dramática comparativamente ao ano passado, quando mais de dez produtos faziam crescer o mercado.

A GfK conclui que não é só a crise financeira global, e a consequente redução na procura, a responsável por esta descida. A erosão do preço e a escassez de novas ofertas foram também motivos para esta quebra. De acordo com a empresa de estudos de mercado, parece que se está no final de um ciclo de inovação que trouxe uma multitude de novas tecnologias, agora já disseminadas. A tal ponto que, em valor, os sistemas de navegação portáteis perdem este ano 19 por cento e os leitores multimédia e as câmaras digitais contraem ambos 11 por cento, mas as ofertas mais recentes continuam a mostrar resultados positivos.

Entre Janeiro e Setembro, a procura por LCD’s foi sustentada, tendo-se vendido cerca de 100 milhões de aparelhos em todo o mundo. Contudo, mesmo com um crescimento de 33 por cento em volume, a facturação desceu cerca de três por cento, devido à forte erosão de preço (-27%). No terceiro trimestre, a procura manteve-se sólida, com 34 milhões de LCD’s vendidos, mas o estudo GfK-Digital World sublinha que a depreciação do preço está a desacelerar, tendo caído 21 por cento relativamente ao período homólogo de 2008. No quarto trimestre, a tendência em volume continuará a ser, na perspectiva da GfK, positiva (+32%), alcançando-se os 47 milhões de unidades. No total do ano, a GfK espera que as vendas de LCD’s atinjam os 145 milhões.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos