Mercado de portáteis ultrapassa 1,3 milhões de unidades vendidas e regista crescimento de 30%
A venda de computadores portáteis em Portugal ultrapassará 1,3 milhões de unidades, o que se traduz num crescimento de 30 por cento, prevendo-se uma base instalada de equipamentos acima dos três milhões de unidades, segundo as projecções do IV Observatório Toshiba
Entre os principais motores deste crescimento encontram-se “os programas e.escola e e.escolinha, fortemente impulsionados pelos operadores de telecomunicações, e que representaram 50 por cento das vendas totais”, como explica Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal. A estes junta-se, na opinião do mesmo responsável, “a descida do preço médio dos equipamentos, que regista uma queda de cerca de 20 por cento por ano, impulsionada pelo preço dos netbooks, e fixando-se actualmente abaixo dos 600 euros”.
Com uma base instalada de computadores portáteis superior a 650 mil unidades, a Toshiba Portugal reforça a sua liderança no mercado de portáteis alcançada em 2008, estimando encerrar 2009 com um volume de vendas superior a 300 mil unidades.
Para 2010 a estratégia da empresa assentará na diferenciação da tecnologia, como impulsionadora de um crescimento sustentado. Tendo como objectivos gerais continuar a crescer acima do mercado e manter uma quota de mercado superior a 20 por cento, assim como uma posição relevante em todos os canais em que opera, numa relação estreita com todos os parceiros, a Toshiba apostará ainda em reforçar as mais recentes unidades de negócio de televisões e periféricos multimédia.