A Casio já garantiu que a sua Exilim H10, que ganhou o prémio EISA European Travel Compact Camera 2009-2010, é capaz de tirar mais de mil fotografias com apenas uma carga da poderosa bateria recarregável de iões de lítio, três vezes mais do que qualquer outra câmara concorrente da mesma categoria.
O recorde foi obtido na recente feira Sonimag Foto & Multimedia, realizada em Barcelona. Numa iniciativa que contou com a colaboração do público visitante do evento e perante o olhar atento do notário Sergio González Delgado, que certificou toda a operação, foi usada uma Casio EX-H10 com a sua bateria standard para tirar 1.108 fotografias com uma só carga.
O objectivo era confirmar na prática a capacidade de tirar mil fotografias com uma só carga de bateria (Casio NP-90 de 3,7 volts e capacidade 1950 mAh), mas a EX-H10 continuou com energia suficiente mesmo após a foto número mil, pelo que se continuou a tirar fotos até ao descarregamento final, o que só aconteceu com a foto número 1.108.
Todo o procedimento foi verificado e certificado por Sergio González Delgado, que no final emitiu uma acta notarial especificando todos os passos que foram dados e certificando a fidedignidade do processo.
A conjugação de uma objectiva ultra grande angular (24 mm) com um zoom óptico de 10x e estabilizador de imagem dão também a este modelo uma grande flexibilidade para cobrir qualquer tipo de situação e oportunidade fotográfica. A capacidade de gravar vídeos em alta definição (720p), o enorme ecrã Super Clear LCD de 7,6 centímetros com uma boa visibilidade mesmo sob sol intenso e o sensor de imagem de 12,1 pixels num corpo compacto com apenas 24,3 milímetros, são outras características que a tornam numa excelente câmara para viajantes.
A EXILIM H10 está já à venda em Portugal, em três cores (silver, black e pink) por um preço de 299 euros.