Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
59% das organizações portuguesas planeiam adoptar o Windows 7
2009-11-27

59 por cento das organizações inquiridas portuguesas planeiam mudar para o Windows 7. A conclusão é de um estudo de mercado encomendado pela Microsoft à IDC Portugal, sobre a intenção de adopção do novo Windows 7 pelas organizações, divulgado por ocasião da apresentação oficial do Microsoft Windows 7 aos clientes empresariais.

A análise conduzida pela IDC permite prever que o novo sistema operativo da Microsoft irá ter um impacto muito significativo no mercado nacional de Tecnologias de Informação. Apesar do lançamento do sistema só ter ocorrido no final de 2009, os dados da consultora indicam que, já em 2009, 17 por cento dos PC’s sejam vendidos com o Windows 7 instalado. Em 2010, esta percentagem irá elevar-se para os 81 por cento.

Com base numa sondagem a mais de 273 organizações, representativa do tecido empresarial de médio e grande porte em Portugal, a IDC constatou que a percepção do Windows 7 pelo mercado nacional é positiva. Nesta mesma sondagem foi apurado igualmente que 20 por cento do parque instalado inquirido migrou para Windows Vista nos últimos dois anos.

Ao nível empresarial, as duas principais razões indicadas pelas organizações que pretendem mudar prendem-se com o melhor desempenho, aqui entendido como o conjunto de características de comportamento e rendimento do próprio sistema operativo (61%), e com o aumento previsto na produtividade da organização (40%). A principal razão indicada pelas organizações que não pretendem migrar é a actual satisfação com o sistema operativo em uso (65%).

Em relação ao segmento de consumo, onde a decisão de migração está fundamentalmente associada a aquisição de um novo PC, a IDC contactou com os principais fabricantes, retalhistas e operadores de telecomunicações e constatou que, no último trimestre de 2009, mais de dois terços da oferta existente no retalho já contemplaria o Windows 7.

Neste contexto, a IDC acredita que em 2010 o Windows 7 será o principal dinamizador do mercado de PC’s.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos