Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Vendas mundiais de telemóveis totalizam 308,9 milhões de unidades no 3.º trimestre
2009-11-16

As vendas mundiais de telemóveis totalizaram os 308,9 mil milhões de unidades no terceiro trimestre, o que representa um ligeiro crescimento de 0,1 por cento face ao período homólogo de 2008, segundo os dados da Gartner.

No mesmo período, as vendas de smartphones ultrapassaram os 41 milhões de unidades, crescendo 12,8 por cento relativamente a 2008.

“O terceiro trimestre coincidiu com o anúncio de muitos novos dispositivos móveis, incluindo vários smartphones baseados no sistema Android, prontos para a época de Natal do quarto trimestre, mas a ‘comoditização’ do hardware e o crescimento das plataformas abertas irá dificultar a que estes modelos se destaque”, afirma Carolina Milanesa, directora de pesquisa na Gartner. “Entretanto, o canal desacelerou os seus esforços de redução do inventário, pelo que apesar de alguns volumes terem aumentado, os preços médios de venda estagnaram. Esperamos que a pressão sobre os preços de venda irá continuar em 2010”.

Segundo a Gartner, muitos dispositivos vão chegar ao mercado a tempo do Natal e são esperados vários incentivos ao consumo por parte das operadoras de telecomunicações móveis nesta campanha. “Prevemos que as vendas de telemóveis no quarto trimestre cresçam”, avança Carolina Milanesi. Os dados da Gartner antevêem que a performance de 2009 seja mais no sentido da estagnação do que de decréscimo face ao ano passado.

O mercado de terminais móveis continua a ser liderado pela Nokia, com 113.466,2 unidades vendidas no terceiro trimestre, apesar da sua quota ter decrescido 1,5 por cento face à detida no mesmo período de 2008, para os 36,7 por cento. No segundo lugar, de acordo com os dados da Gartner, está a Samsung, com 60.627,7 unidades e uma quota de 19,6 por cento, superior em 2,5 por cento à que detinha em Setembro de 2008. O terceiro lugar está entregue à LG, com 31.901,4 unidades vendidas e uma quota de 10,3 por cento, mais 2,5 por cento que em 2008. O Top 5 concluiu-se com a Motorola (4,5%) e com a Sony Ericsson (4,3%).

A Nokia lidera também no segmento dos smartphones, que continuam a representar o segmento de mais rápido crescimento no mercado de dispositivos móveis. No terceiro trimestre, quota da Nokia atingiu, no entanto, o seu valor mais baixo de sempre, 39 por cento, comparativamente aos 45 por cento registados no trimestre anterior. O declínio levou a que o sistema Symbian perdesse também terreno, enquanto a Research In Motion (RIM), a fabricante do Blackberry, alcançou 20 por cento de quota de mercado, o seu valor mais alto. Na terceira posição, as vendas mundiais de smartphones da Apple garantiram-lhe 17 por cento do mercado, com o iPhone a totalizar sete milhões de unidades no terceiro trimestre.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos