A Nokia iniciou um programa de substituição de carregadores, através do qual os consumidores que possuem alguns modelos de carregadores fabricados por um fornecedor da marca são aconselhados a substituí-los, gratuitamente.
Durante um processo de rotina de controlo de qualidade, a Nokia identificou problemas em alguns carregadores fabricados por um dos seus fornecedores. As coberturas de plástico dos carregadores em causa podem desprender-se e separar-se, expondo os componentes internos do carregador, o que poderá dar origem a um choque eléctrico caso se toque nesses componentes quando o carregador está ligado a uma tomada eléctrica. A Nokia não tem, no entanto, conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos relacionados com estes carregadores.
Apenas um número limitado de carregadores, de certos modelos e fabricados por um único fornecedor durante um período de tempo específico está abrangido neste programa de substituição. Os modelos em causa são o AC- 3E e o AC-3U, fabricados entre 15 de Junho de 2009 e 9 de Agosto de 2009 e o modelo AC-4U, fabricado entre 13 de Abril de 2009 e 25 de Outubro de 2009. Estes dois últimos modelos não são comercializados em Portugal.
Para mais informações, incluindo como os consumidores podem verificar se os seus carregadores fazem parte deste programa de substituição, a Nokia criou um website, em chargerexchange.nokia.com/chargerexchange/pt.
A Nokia recomenda aos consumidores que tenham os modelos referidos para não os usarem e os substituírem por outro gratuitamente.