O Magalhães MG2 chegou às lojas nacionais, em lançamento simultâneo com o novo Microsoft Windows 7. Os primeiros clientes que o adquiriram receberam uma oferta especial em acessórios originais, valorizados em 100 euros.
Este novo membro vai coexistir com o modelo anterior e é mais um fruto da aposta da JP Sá Couto no desenvolvimento de produtos específicos para o mercado de educação. O Magalhães MG2 é um portátil leve, resistente ao choque e de pequenas dimensões, concebido especialmente para os jovens estudantes com base em estudos etnográficos. Acessível a todos os níveis de conhecimentos, o Magalhães MG2 contém um conjunto de aplicações específicas para colaboração escolar para além de outras aplicações educativas.
O lançamento no retalho em Portugal é o culminar de um processo de concepção e desenvolvimento tripartido, entre a J.P. Sá Couto, a Intel Corporation e o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel). O Magalhães MG2 vem alargar a oferta de equipamentos para a educação, distinguindo-se por dispor de um ecrã de 10,1 polegadas, com uma saída VGA, que permite fazer a ligação do portátil a um monitor de computador ou TV. Tem uma capacidade de armazenamento superior, entre 160 e 250 gigabytes, para além de características inovadoras como a do sensor de luminosidade que permite ajustar automaticamente o brilho do ecrã e correspondente gestão de energia. Como opções adicionais, dispõe igualmente da possibilidade de utilizar uma caneta digital e ainda um modem interno para comunicação 3G.
O novo Magalhães vai estar disponível no retalho em duas versões, “Magalhães MG2” e “Magalhães MG2 Special Edition”, ambas com Microsoft Windows 7 em português, software de controlo parental, captura e edição de fotografia, leitura de livros digitais e uma versão dedicada do Flip 7 para Magalhães com editor de texto, corrector ortográfico, sintáctico e dicionário de sinónimos. As versões diferem em termos de hardware, dispondo de maior capacidade de armazenamento e autonomia energética, comunicação 3G e caneta digital na versão “Magalhães MG2 Special Edition”.