O Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabiliza cerca de um milhão e meio de portugueses com telemóvel que o usam para transmitir dados através de Bluetooth/Infravermelhos.
Este número corresponde a 19,5 por cento do universo composto pelos residentes em Portugal com 10 e mais anos com posse ou utilização de telemóvel.
A taxa de penetração deste serviço é superior junto dos jovens, atingindo os 44,4 por cento junto dos que têm entre 15 e 24 anos. Mas também entre os mais novos, o serviço de transmissão de dados por Bluetooth é relativamente frequente, pois 36,8 por cento dos jovens entre os 10 e os 14 anos diz usá-lo. A partir dos 35 anos, a penetração deste serviço é bastante inferior à média do universo, que apenas atinge 1,2 por cento dos idosos com mais de 64 anos.
A variável sexo também apresenta valores diferenciados, com 24 por cento dos homens a afirmar usar o serviço, face aos 14,9 por cento das mulheres.
Entre as regiões e as classes sociais não se registam diferenças significativas, embora se observe maior taxa no Interior Norte (22.9%) e nas classes alta e média alta (22.2%).