A série Networking Monitor da LG permite ligar até 11 monitores a um único desktop ou computador, o que reduz os custos de compra, de consumo de energia e de manutenção.
A ligação de periféricos como o rato e o teclado é feita directamente no monitor através das portas PS2. O computador-mãe necessita, apenas, de um cartão PCI de modo a conectar todos os monitores e criar vários ambientes de trabalho. “Esta é a solução ideal para pequenas empresas, escolas, escritórios governamentais, livrarias e call centers que necessitam ter equipamentos informáticos mas que têm de ter em consideração o custo deste tipo de material, desde a sua manutenção ao impacto ambiental”, afirma Luís Lameiras, director de Negócios da Divisão de Produtos Informáticos. “Com base num inquérito recente realizado junto de profissionais de TI, 70 por cento expressou interesse numa solução como esta, desde que não entrasse em conflito com a performance de todo o sistema”, acrescenta.
Os monitores network da LG proporcionam uma redução de custos bastante significativa quando comparados com outros computadores tradicionais. Estes monitores eliminam a necessidade dos vários utilizadores terem o seu computador individual, assim como elimina a necessidade de recorrer a um servidor mais caro e espaçoso. Com este produto, é possível, segundo a LG, reduzir os custos de equipamento informático até 60 por cento e os custos de manutenção até 70 por cento.
Para além de ser mais fácil partilhar tarefas, os novos monitores da LG também ajudam a minimizar o desperdício ambiental. Uma vez que este sistema apenas necessita de uma fonte informática, consome menos 90 por cento de energia quando comparado a vários computadores a funcionar ao mesmo tempo. Estes monitores têm, ainda, a vantagem de aquecerem menos que um tradicional monitor, o que ajuda a reduzir custos adicionais de arrefecimento.
Outra vantagem que estes monitores trazem consigo é a facilidade da sua manutenção. Sendo que até 11 monitores podem operar através de um único computador, verifica-se uma redução no tempo em que os técnicos dispensam para reparações, updates ou instalações de software. Para além disto, deixa de ser imprescindível o recurso a um técnico informático, uma vez que a fonte não é um servidor mas, sim, um computador normal. Além de tudo isto, estes monitores são muito menos complexos do que tradicionais sistemas computacionais.
Os monitores network da LG, compatíveis com os sistemas operativos Microsoft Windows e Linux, estão disponíveis em vários tamanhos e estilos, incluindo standard e widescreen e podem ser conduzidos através de uma ligação RJ-45 ou VGA para uma maior flexibilidade.