A Nokia lança uma versão experimental do seu primeiro modem de Internet, que suporta a tecnologia Long Term Evolution (LTE), desenvolvida pela própria marca, capaz de suportar a quarta geração de comunicações móveis.
O modem de Internet Nokia RD-3 está disponível para ser usado no desenvolvimento da tecnologia LTE, pelos diferentes fornecedores e fabricantes de equipamentos de medição de rede e pelos operadores. “A Nokia está empenhada em apoiar as actividades da indústria, destinadas à maturação da tecnologia LTE, para permitir que as primeiras redes comerciais sejam lançadas em 2010”, explica Jani Mäenpää, gestor de projecto LTE/SAE Interoperabilidade e Trials da Nokia. “A Nokia é um membro fundador da LTE/SAE Trial Initiative (LSTI) e realiza testes de interoperabilidade com diversos fornecedores de rede, ao mesmo tempo que colabora com os fabricantes de equipamentos de medição e está pronta para apoiar os operadores com as suas actividades de intervenção LTE. O modem de Internet Nokia RD-3 é usado em todas essas tarefas”, acrescenta.
O modem de Internet Nokia RD-3 suporta a interoperabilidade com redes GSM/EDGE e WCDMA/HSPA, para tirar o máximo proveito da cobertura global GSM e WCDMA. Além disso, também suporta múltiplas bandas de frequências LTE, tornando possível ir ao encontro de todos os planos de intervenção dos operadores, nos diferentes países e regiões.
A tecnologia LTE, Long Term Evolution, da UTRA/UTRAN (Universal Terrestrial Radio Access Network) é o nome definido pelo 3GPP para as futuras redes de acesso de banda larga. A LTE constitui um passo importante, no sentido de fornecer aos consumidores acessos sem fio à Internet, bem como a serviços multimédia em tempo real. A LTE possibilita altas taxas de transferência de dados e tempos de resposta muito curtos, melhorando a experiência de utilizador de forma significativa, em comparação com as actuais tecnologias móveis de banda larga.