Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Denon propõe cinema-em-casa poderoso a um preço muito competitivo
2009-09-17

A Denon, representada em Portugal pela Videoacústica, apresenta a sua nova linha AVR de receptores A/V para cinema-em-casa, cujo modelo de entrada, o Denon AVR-1610, oferece muitas das novas funcionalidades do resto da gama, mas a um preço de apenas 429 euros.

O Denon AVR-1610 é, segundo a Denon, o primeiro receptor A/V do mundo com um preço abaixo dos 500 euros a incorporar a nova normal Dolby ProLogic IIz, a qual permite pela primeira vez transformar um sistema 5.1 num sistema 7.1 e um sistema 7.1 num sistema 9.1, através da expansão do palco sonoro em altura, com dois canais de som ambiente adicionais à frente, acima das colunas frontais tradicionais.

O Denon AVR-1610 inclui também outras tecnologias normalmente apenas encontradas em equipamentos muito mais caros, como é o caso da Audissey Dynamic EQ e Audissey Dynamic Volume. A combinação destas duas tecnologias permite ao AVR-1610 aumentar e diminuir o volume, automaticamente, sem qualquer intervenção humana. A tecnologia Audissey Dynamic EQ foi concebida para possibilitar a audição de música, incluindo TV e bandas sonoras de filmes, em volumes baixos sem a perda de gama dinâmica, evitando-se o que normalmente acontece quando se baixa o volume dos equipamentos, que é a falta de detalhe, à medida que se perdem os sons mais graves e mais agudos. Já o sistema Audissey Dynamic Volume incorporado no Denon AVR-1610 evita ter de recorrer ao comando à distância quando há um intervalo num programa de TV ou quando um tema gravado num CD de colectânea está num volume substancialmente mais elevado do que outro. Com o AVR-1610, equipado com Audissey Dynamic Volume, ao se determinar um volume de audição para qualquer tipo de fonte sonora pretendida, mesmo que na origem o som sofra uma variação abrupta, ela não será sentida, uma vez que o sistema compensa de imediato qualquer alteração brusca.

Duas tecnologias Audissey adicionais estão também presentes no AVR-1610, o Audissey MultiEQ e o Audissey Room EQ, que permitem configurar automaticamente a resposta deste Denon para qualquer sala e qualquer acústica. Basta um botão e o microfone especial incluído no equipamento recolhe a informação necessária e configura de imediato a distância a que as colunas estão da posição de audição e determina os parâmetros ideais de amplificação.

O Denon AVR-1610 também não mostra quaisquer compromissos no momento de descodificar os novos formatos de áudio de alta definição presentes nos filmes em Blu-ray. Quer o formato Dolby TrueHD quer o novo DTS-HD Master Audio são descodificados pelos circuitos internos do Denon AVR-1610, o qual suporta ainda a ligação até três equipamentos com saídas HDMI e realiza a conversão de vídeo analógico para digital bem como a conversão entre sinais de vídeo intercalado para progressivo (i/p conversion).

O equipamento tem potência para salas de grandes dimensões, com cinco canais de amplificação, num total de 550 Watts, e que debitam a mesma potência mesmo quando estão a funcionar em simultâneo, a que acresce uma saída estéreo que permite utilizar um amplificador externo para mais dois canais.

O suporte para iPod não foi esquecido, através da compatibilidade com o berço Denon ASD-11R. Além disso, o Denon AVR-1610 inclui também a tecnologia Compressed Audio Restorer, que, como o nome sugere, restaura a qualidade da música de ficheiros comprimidos através de algoritmos e circuitos de processamento digital de sinais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos