Ken Ishiwata, o mais famoso engenheiro de áudio de mundo, voltou recentemente a Lisboa, a convite da Videoacústica, para uma apresentação exclusiva dos equipamentos KI Pearls, um amplificador estéreo integrado e um leitor de CD e SuperAudioCD de série limitada, criados especialmente por Ishiwata para assinalar o 30.º aniversário da sua associação à Marantz.
Num evento que decorreu no hotel Tiara Park Atlantic, em Lisboa, Ken Ishiwata demonstrou aos jornalistas da especialidade (no dia 9 de Setembro) e aos clientes da Videoacústica (no dia 10 de Setembro) a justeza da sua reputação, não só como projectista de equipamentos de alta-fidelidade, mas como um comunicador nato, com as suas histórias únicas, que remontam aos primórdios da alta-fidelidade.
Para este evento, Ken Ishiwata trouxe na bagagem as suas “pérolas negras”, de que se irão produzir apenas 500 unidades de cada para todo o mundo, com 10 pares reservados para Portugal, mas também o disco híbrido (CD+SuperAudioCD) que produziu e gravou especialmente para tirar o melhor partido possível destes equipamentos, e para o qual contou com músicos de jazz holandeses, num ambiente de estúdio controlado pelo próprio Ishiwata e utilizando apenas instrumentos acústicos.
Este engenheiro japonês de 62 anos começou por explicar que o nome “pearl” (pérola) é uma referência à jóia que é costume oferecer-se por ocasião do 30.º aniversário de casamento, daí a justeza do nome para assinalar o seu “casamento” de três décadas com a Marantz. Por outro lado, sabendo-se que as pérolas negras são as mais raras, também aqui Ken Ishiwata pretendeu levar a sua metáfora mais longe, vestindo de preto as suas criações, com um acabamento acetinado que é usado pela Marantz pela primeira vez.
O toque final é dado por uma placa colocada em cada uma das 500 unidades que irão ser fabricadas em série limitada e que inclui não apenas a assinatura gravada do seu criador como uma pequena pérola verdadeira, incrustada no aço escovado.