A nova e compacta PowerShot G11 é um dos modelos da Colecção de Outono da Canon e a sucessora da galardoada PowerShot G10, que vem substituir no ”line-up” da marca japonesa.
A G10 ficou reconhecida no mercado pela qualidade das imagens que permitia captar. Comentando a sua utilização, Gary Knight, conhecido fotojornalista e co-fundador da VII Photo Agency, confirmava que a série G proporcionava imagens de alta qualidade num corpo compacto. que é menos intimidativo que uma SLR, permitindo assim fotografar de uma forma mais discreta.
Neste novo modelo da colecção de Outono, os fotógrafos irão beneficiar de características como o novo sistema Anti-Ruído Dual da Canon, que combina a elevada sensibilidade do sensor de imagem de 10 megapixels com a tecnologia de processamento de imagem melhorada DIGIC 4, para aumentar a qualidade da imagem e a performance em termos de ruído até duas paragens em comparação com a PowerShot G10. A PowerShot G11 também inclui a tecnologia i-Contraste, que previne a sobreexposição, enquanto mantém o detalhe nas zonas pouco iluminadas.
A objectiva de qualidade premium da Canon oferece um zoom grande angular (28mm) de 5x, com estabilizador de imagem (IS) óptico. Permite fotografar a velocidades do obturador mais lentas (quatro paragens) que os modelos convencionais sem IS, proporcionando disparos excelentes em ambientes escuros ou com um ISO menor. A sua capacidade de redução da desfocagem causada pelas trepidações da câmara permite aos fotógrafos disparar a distâncias focais maiores e em condições de luz fraca sem necessitarem de um tripé.
A G11 está equipada para lidar com qualquer situação de luz. O modo Luz Fraca permite aos fotógrafos disparar a um ISO de 12.800 numa resolução reduzida de 2,5 megapixels a 2,5 frames por segundo, captando excelentes imagens de interiores sem ser necessária a utilização de um flash, enquanto o filtro de Densidade Neutral (ND) incluído diminui os níveis de luz em três paragens permitindo um controlo criativo em condições de muita luz. A velocidade máxima de sincronização do flash da câmara foi aumentada para 1/2000 segundos, reduzindo a possibilidade de sobreexposição nos cenários com muita luz. Um histograma em tempo real mostra os níveis de brilho no ecrã LCD VA PureColor II, para que os fotógrafos possam visualizar facilmente as condições e escolher as definições quando disparam.
A nova câmara inclui a capacidade para fotografar no formato RAW e é compatível com o software Canon Digital Photo Professional (DPP), assegurando a integração fácil das fotos no fluxo de trabalho do fotógrafo.
O tamanho compacto da PowerShot G11 e o visor LCD multi-ângulo PureColor II de 2,8 polegadas (461K pontos) tornam-na na escolha ideal para os fotógrafos profissionais usarem em ambientes onde a utilização de uma SLR é pouco prática ou intrusiva. A G11 está ergonomicamente desenhada para uma navegação no menu mais rápida e mais precisa. O estilo dos controlos do ISO e da compensação de exposição proporcionam aos fotógrafos acesso instantâneo às definições e características comuns.
A PowerShot G11 proporciona a liberdade para fotografar acções rápidas na perfeição. O modo de Disparo Rápido fotografa quase instantaneamente depois de pressionar o botão, logo os sujeitos mais rápidos são sempre captados, enquanto o Servo AF/AE ajusta continuamente a focagem e a exposição para optimizar as definições quando se fotografa sujeitos em movimento.