Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Vendas de PC’s em Portugal crescem 61,4% no 2.º trimestre
2009-09-04

As vendas de computadores pessoais no mercado nacional cresceram 61,4 por cento, entre Abril e Junho deste ano, de acordo com os dados da IDC.

No segmento dos portáteis, o crescimento foi de 66,6 por cento, enquanto nos desktops se registou uma subida de 43,9 por cento.

Portugal torna, assim, a mostrar resultados que estão em contra-ciclo com os da Europa Ocidental, onde as vendas caíram cerca de 2,5 por cento, no mesmo período. A IDC salienta o impacto positivo dos programas governamentais e-escole e e-escolinha na venda destes equipamentos e sobretudo no mercado residencial, que cresceu 124,8 por cento.

Na liderança do mercado continua a estar a JP Sá Couto. A dona do Magalhães vendeu, no período em análise, cerca de 124 mil unidades, conseguindo 26,1 por cento do mercado. Os dados da IDC mostram mesmo que, face ao mesmo trimestre de 2008, as vendas da JP Sá Couto cresceram cerca de 913,4 por cento. Os dados são ainda mais expressivos se se considerar apenas o segmento dos portáteis, onde as vendas da empresa portuguesa cresceram 2.027,4 por cento, para as 118 mil unidades, o que, em termos de quota, significa quase um terço do mercado.

Na segunda posição está a HP, com 23,2 por cento do mercado e um total de 110,3 mil unidades vendidas, seguida pela Toshiba que, apenas presente no segmento dos portáteis, fecha o Top 3 com 20,9 por cento de quota de mercado e uma melhoria de 71,8 por cento nas suas vendas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos