Segundo o The Register, o negócio de telemóveis da BenQ, a anterior divisão da Siemens comprada pela BenQ há um ano atrás por 250 milhões de euros, está à beira do colapso.
Um porta-voz da BenQ Mobile GmbH avança que a empresa vai decretar falência nos próximos dias, tendo o seu conselho de administração decidido o encerramento da unidade alemã.
Pelo menos, três mil postos de trabalho em Munique e nas fábricas de Bocholt e Kamp-Lintfort estão em risco. O centro de design em Poznan, na Polónia, e a unidade de produção de Manaus, no Brasil, também serão afectados.
A BenQ manifestou a intenção de prosseguir com as operações na Ásia e com a marca Siemens BenQ, mas as divisões europeias serão encerradas.
De acordo com o The Register, o negócio de telemóveis da Siemens já estava em dificuldades quando a empresa de Taiwan se decidiu pela sua compra no ano passado. Desde então, as perdas atingiram os 840 milhões de euros, muito devido aos atrasos no lançamento dos produtos e custos de marketing acrescidos. A BenQ enfrenta ainda uma forte concorrência da Nokia e da Motorola.
No passado mês de Julho, a BenQ já tinha anunciado os planos de prescindir de 10 por cento da sua força de trabalho na Alemanha, face ao processo de reestruturação, e de diminuir o salário dos seus gestores.