A Inovaworks, um laboratório português de investigação de Trend IT & LifeStyle, apresenta o primeiro jogo português para iPhone, o Dropoly.
Esta é a primeira aplicação de entretenimento portuguesa reconhecida pela Apple para a sua plataforma de telecomunicações móveis e para o iPod Touch.
Andreas Silva, António Lourinho e Hugo Pinto são os responsáveis por este jogo, o qual foi desenvolvido e testado no tempo recorde de seis semanas. Segundo Hugo Pinto, CEO da Inovaworks, “o Dropoly é um bom passo para o desenvolvimento do sector de entretenimento tecnológico em Portugal e para a Inovaworks, a qual vê ser reconhecido todo o seu know-how no desenvolvimento de soluções e aplicações para a mobilidade das pessoas e empresas.”
O Dropoly é baseado num jogo de culto dos anos 80, o “BlockOut”, que na época revolucionou o conceito de videojogos através da adaptação do Tetris a 3D e que passados 20 anos continua a contar com um grande número de seguidores. Este novo jogo desenvolvido pela equipa portuguesa segue o mesmo conceito, usando uma tecnologia mais avançada e inovadora que o antigo BlockOut e adaptada às características de maior interactividade das novas plataformas móveis como é o caso do iPhone.
O jogo foi pensado para ser uma aplicação de entretenimento móvel simples e divertida para os utilizadores poderem jogar em curtos períodos de tempo, como seja uma viagem de metro, comboio ou de táxi.O jogo tem quatro modos de utilização, com diversos graus de dificuldade, aumentando esta com a progressão da pontuação, que replica fielmente a do jogo original.
Para reforçar as suas características, a Inovaworks convidou Tor Bernhard Gausen, criador da banda sonora de uma outra conhecida versão de Tetris, o jogo Twintris, para apoiar a equipa na área de sonoplastia do jogo, o qual cedeu os direitos de autoria para a utilização do som original no Dropoly.
Hugo Pinto avança que “o nosso principal interesse é criar uma montra tecnológica na área de entretenimento móvel, pois temos já na calha outros projectos de jogos e aplicações empresariais. Claro que esperamos obter retorno financeiro com este jogo, visto ser disponibilizado numa plataforma de vendas internacional como é a Apple App Store.”
A Inovaworks pretende agora desenvolver um conjunto de projectos ligados à área de entretenimento e de LifeStyle para os utilizadores de PDA’s e smartphones, bem como aplicações empresariais verticais, nas plataformas Java, Android e iPhone.