Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lisboa foi palco de lançamento das novas câmaras da Panasonic
2009-08-04

A Panasonic refrescou a sua linha de câmaras digitais Lumix com o lançamento, em Lisboa, de uma série de novos modelos.

A capital portuguesa serviu de cenário, no início de Julho, do Optical Seminar 2009, onde um grupo de jornalistas europeus ficou a conhecer as novas máquinas fotográficas FZ38, ZX 1, FP8 e FX60 e pôde ainda testar as suas funcionalidades, nos “shooting tours” realizados em pontos estratégicos das cidades de Lisboa e Sintra.

Um dos modelos apresentados foi a nova Lumix DMC-FZ38, com gravação de filmes em alta definição no formato AVCHD Lite, possibilita gravar o dobro do tempo que seria possível no formato convencional Motion JPEG. Neste modo de gravação, os utilizadores podem escolher entre três níveis de qualidade, SH (17Mbps), H (13 Mbps) e L (9Mbps).

Este modelo possui uma objectiva LEICA DC VARIO-ELMARIT grande angular de 27 milímetros e um zoom óptico de 18x (equivalente a 27-486mm numa máquina de 35mm) com um brilho F2.8, e incorpora um reforçado estabilizador óptico de imagem, denominado POWER O.I.S., um AF ultra rápido, bem como o modo iA (Auto-Inteligente).

Uma verdadeira máquina híbrida, esta novidade da Panasonic funciona tanto como máquina fotográfica quer como câmara de filmar. Muito fácil de operar, o modo iA (Auto-inteligente) foi melhorado, graças ao reforçado estabilizador óptico de imagem e à melhorada a função de reconhecimento de rostos que, quando uma cara é fotografada várias vezes, leva o fotógrafo a registá-la e, sempre que algum rosto familiar aparece novamente, a máquina irá mostrar o nome registado para essa pessoa e dar prioridade à sua exposição e focagem. Podem ser registadas até seis faces e ser reconhecidas simultaneamente três, aparecendo os nomes se já estiverem registadas. O modo iA pode ainda ser usado em gravação de filmes.

Para ajudar os fotógrafos a captarem todas as oportunidades de disparo, a Panasonic desenvolveu um AF ultra rápido, que reduz significativamente o tempo de arranque para 1,1 segundos. O motor de processamento de imagem multi-tarefa tem também um tempo de resposta muito rápido. O tempo de atraso de libertação do obturador é de apenas aproximadamente 0,007 segundos. Em modo de disparo contínuo, a DMC-FZ38 pode fazer aproximadamente 2,3 disparos por segundo a 12,1 megapixels. No modo de disparo contínuo de alta velocidade, pode fazer cerca de 10 disparos por segundo.

Os controlos manuais da FZ38 são mais versáteis que nos modelos anteriores e a sua disposição também foi melhorada para tornar a sua utilização mais fácil e intuitiva. O LCD inteligente de 2,7 polegadas com um amplo ângulo de visão permite uma perspectiva clara e dinâmica. O motor de processamento de imagem da FZ38 é muito eficiente em termos energéticos e estende a capacidade da bateria até 470 fotografias por cada carga (standard CIPA).

Veja as imagens do Panasonic Optical Seminar 2009

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos