Estão já disponíveis para registo em www.euniversidade.net, os portáteis Toshiba concebidos para alunos e docentes do ensino superior, ao abrigo do programa e-Universidade.
O programa e-Universidade resulta de um protocolo estabelecido entre a Toshiba e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e da FCCN, com a colaboração da Prológica, Microsoft, Autodesk e Banco Santander Totta. Como explica Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal, “esta é uma oferta exclusiva e adequada às especificidades do ensino superior que, para além do portátil, inclui facilidades de pagamento e um super-pacote de software.”
Relativamente à operacionalização da oferta, o mesmo responsável acrescenta que “o objectivo é garantir que todo o processo esteja 100 por cento operacional antes do início do ano lectivo. Neste momento, toda a infra-estutura de suporte e a interligação de processos entre os parceiros neste projecto está a funcionar, inclusivamente já existem dezenas de registos efectuados no site criado para o efeito, pelo que contamos realizar as primeiras entregas durante o mês de Agosto”.
O modelo escolhido para dar resposta a uma utilização exigente e intensiva é o novo Satellite L500 com processador Intel Pentium Dual Core, ecrã panorâmico15,6 polegadas em formato 16:9, placa gráfica dedicada ATI Mobility Radeon HD4570, assim como um disco rígido 250 gigabytes e quatro gigabytes de memória DDR2. Este modelo integra a nova tecnologia Toshiba EcoUtility que permite poupança de energia, no portátil, até 25 por cento.
Os portáteis e-Universidade trazem também um conjunto de software Microsoft e AutoDesk, importantes em ambientes de pesquisa e educação, de que são exemplo o sistema operativo Microsoft Office 2007 Entreprise, Internet Explorer 8, Silverlight, aplicações de projecto assistidas por computador, como o AutoCAD, sistemas geográficos de informação Microsoft Virtual Earth e WorldWide Telescope e sistemas geográficos de multimédia Live Mesh, Movie Maker, entre outros.
Através do recurso ao sistema de cédito bancário sem fiador, com garantia mútua, os estudantes e docentes do ensino superior dispõem de duas opções de pagamento. A primeira pressupõe o pagamento inicial de 110 euros e 36 prestações de 15 euros. A segunda opção implica o pagamento inicial de 50 euros e 24 prestações de 25 euros. O financiamento é assegurado pelo Banco Santander Totta em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua.