Construído à mão, na fábrica de alta tecnologia da Meridian, e exibindo as cinco cores oficiais da Ferrari, o novo F80, trazido para Portugal pela mão da Ajasom, é um sistema de som para entretenimento doméstico completo, em que basta ligar a tomada de corrente para poder ser utilizado.
Muito versátil, o F80 pode ser o despertador ideal para o quarto, o rádio da cozinha, o sistema de som do computador, a alta-fidelidade da sala, a base do iPod ou o “coração” do sistema de cinema em casa, mas também o companheiro ideal para as férias, visto que pode ser usado em qualquer local onde haja uma tomada de corrente.
Embora incorporando características inovadoras, o F80 mantém-se fiel à tradição de qualidade da Meridian. Com um perfil elíptico, evocando o estilo Art Déco, o F80 tem em si próprio os cromossomas dos antigos rádios de mesa, já que a Meridian o construiu segundo as tradições desses equipamentos, elegendo-o como o ponto focal da sala, para os olhos e para os ouvidos, capaz de abranger todo o espaço com um som envolvente. No entanto, no interior da sua caixa, existe um sintonizador FM/AM/DAB com antena incorporada, para recepção de emissoras locais, e duas entradas de sinal de antena para antenas exteriores, o que assegura a qualidade da recepção em qualquer local. Oferece ainda um leitor de CD’s ao nível da alta qualidade dos leitores de CD’s de referência produzidos pela Meridian, lê também discos DVD-Video, permitindoainda a opção de utilização como base de iPod, o que o torna um centro de entretenimento completo.
O F80 possui três amplificadores de 80 watts de potência cada um, capazes de alimentar sem esforço os dois altifalantes integrados na frente do aparelho e o subwoofer existente na traseira. Os altifalantes são modelos especiais de banda passante total, desenvolvidos especificamente para o F80, e dotados de magnetos de neodímio e diafragmas cónicos feitos de uma liga de magnésio e alumínio.
No projecto F80 há ainda a mencionar o painel de interface com o utilizador muito ergonómico onde, para além das teclas e botões de comando, se destaca um “display” com LED’s de fácil leitura que exibe os nomes das estações sintonizadas e um conjunto de funções de programação.
PVP recomendado: 1.800 euros.