Apesar das vendas terem diminuído no mercado das telecomunicações, no último ano, o número de assinantes de telemóveis, por família, continuou a crescer. Segundo o Observador Cetelem, Portugal continua no topo dos países com maior penetração detelemóveis, atrás do Luxemburgo, da Grécia, da Itália e da Lituânia.
Dos vários produtos que compõem o mercado das telecomunicações (telemóveis e acessórios, telefones fixos e smartphones), são os telemóveis que se destacam pelo número de assinantes. Existem, actualmente, 3,98 telemóveis, por família em Portugal.
Apesar das vendas terem registado diminuições, neste segmento, no último ano, o peso do mesmo continua significativo e representa 76 por cento da facturação do mercado total e 46 por cento das vendas em número. Os especialistas em telecomunicações são o principal canal de vendas.
Em relação aos telefones fixos, apresentavam um decréscimo nas vendas, mas, no último ano, inverteram a tendência e registaram uma variação positiva, tanto em valor como em volume. Por fim, os smartphones prosseguem o seu desenvolvimento, registando crescimentos em valor e em volume, mas o seu peso no mercado permanece ainda reduzido.