Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Cambridge Audio Sonata recupera sistemas MIDI
2009-06-16

O primeiro sistema Hi-Fi compacto por componentes da Cambridge Audio recupera o design dos modelos MIDI, mas agora com uma melhor qualidade sonora, ao nível dos normais sistemas de topo e com suporte às novas gerações de leitores de áudio digital.

Pelas mãos da Supportview, acaba de ser lançado em Portugal o novo Cambridge Audio Sonata, destinado aos utilizadores que procuram um sistema Hi-Fi ou de cinema em casa de elevada qualidade, que seja compacto, simples de instalar e fácil de enquadrar numa decoração, mas que mantenha a flexibilidade e a qualidade audiovisual associada aos sistemas “full-size”.

A gama Sonata recupera o design dos antigos sistemas MIDI, com apenas 27centímetros de largura, contra os 43centímetros dos sistemas convencionais, mas é disponibilizada em componentes, salvaguardando assim as especificidades técnicas de cada aparelho e deixando ao consumidor a opção pela configuração mais adequada às suas necessidades. É constituída por três modelos, um amplificador/receptor 2.1 com ligação específica para iPod, disponível também numa versão com receptor de DAB; um leitor de CD Áudioe um leitor de DVD-Vídeo já preparado para a reprodução de imagens em alta definição:

O Sonata AR30 integra um amplificador 2.1 com saída independente para subwoofer, debitando uma potência de 2x40 watts, conseguida graças à utilização de componentes de qualidade, com destaque para o transformador toroidal. Ao leque junta-se um sintonizador de rádio FM com RDS e memória para 20 estações, estando também disponível uma versão com sintonizador de rádio em DAB (versão DR30).

Mesmo sendo concebido para funcionar com os outros componentes da série Sonata, o AR30 suporta um leque amplo de entradas para outros dispositivos, incluindo entradas RCA estéreo para ligação de uma fonte auxiliar; tomada de 3,5 milímetros no painel frontal para ligação de leitores MP3 e uma baía específica para leitores iPod, com capacidade para assegurar o carregamento da respectiva bateria e o controlo dos leitores via comando à distância.

Já o leitor de CD áudio Sonata CD30 consegue som de qualidade audiófila graças ao sistema de transporte totalmente novo, que garante um estabilidade optimizada durante a rotação dos discos, e sobretudo pela utilização de conversores (DACs) de altaqualidade, neste caso o Wolfson WM8716. Este leitor de CD’s possui saídas de sinal estéreo analógico por tomadas RCA, saídas digitais coaxial e óptica, incluindo ainda uma tomada de “trigger” para que possa ser ligado e comandado através do comando à distância do amplificador.

O terceiro membro da família Sonata é um leitor de DVD Vídeo de nova geração destinado aos utilizadores que procuram uma solução de cinema-em-casa em alta definição, mas que desejam aproveitar e usar os DVD’s que têm lá em casa. Por este facto o DV30, está equipado com uma saída HDMI com capacidade de fazer o “upscaling” da imagem original do DVD para uma resolução de 1.080p, proporcionando imagens extremamente detalhadas, com ampla gama de tonalidades e níveis de negro muito elevados. Esta última característica, de resto, melhora significativamente a qualidade e percepção das cores num televisor LCD.

Também ao nível do som, o leitor DV30 acompanha a qualidade dos restantes modelos da gama Sonata, não só pelo suporte a todos os formatos multicanal do mercado, mas também graças à saída específica LFE para subwoofer, que ligada através do amplificador/receptor AR30 permite obter baixos poderosos.

O amplificador/receptor FM AR30 está disponível por um PVP recomendado de 298 euros, enquanto o amplificador/receptor DAB/FM DR30 tem um PVP recomendado de 398 euros. Já o leitor de CD áudio Sonata CD30 e o leitor de DVD Vídeo DV30 por estão ambos disponíveis por um PVP recomendado de 268 euros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos