Da mesma maneira que a digitalização no sector da imagem esbateu a distinção entre os produtos para o utilizador profissional e o consumidor tradicional, a Photokina eliminou a separação anteriormente existente entre os sectores da imagem profissional e de consumo.
Os produtos semi-profissionais são cada vez mais acessíveis e interessantes para os consumidores tradicionais, pelo que os fabricantes procuram atrair quer os profissionais como os amadores com as suas gamas cada vez mais expandidas.
A Photokina está a reflectir estas mudanças nas condições do mercado, apresentando, nesta edição, uma nova estrutura.
Assim, os principais fabricantes de câmaras fotográficas, incluindo a Canon, a Nikon, a Fuji, a Olympus, a Pentax, a Casio, a Panasonic, a Sony, a Samsung e a Kodak, estão concentrados nos pisos superiores dos halls 2, 3, 4 e 5. Os especialistas, com os seus produtos especialmente dirigidos para o sector profissional, comon a Leica, a Hasselblad e a Phase One, ocupam os andares de baixo.
Os produtos e serviços relacionados com o processamento da imagem podem ser encontrados no hall 4.1, onde empresas líderes como a Adobe, Apple, Corel, Nero e Pinnacle estão a apresentar os seus novos produtos. O segmento do armazenamento da imagem está representado no hall 6, reunindo a oferta de companhias como a SanDisk, Lexar Media ou Kingston Technologies.
As impressoras, tanto para uso doméstico como profissional, podem ser encontradas no hall 10 e em alguns locais do hall 4. O espectro da oferta inclui desde impressoras fotográficas compactas, como modelos profissionais de grande formato. Também neste segmento de produto, as principais empresas deslocaram-se a Colónia para apresentar as suas novidades, destacando-se nomes como os da HP, Xerox e Brother.
O hall 9 está reservado para a apresentação da imagem e nele podemos encontrar as novidades da COMM-TEC, Kindermann, Optoma, Eiki e 3LCD, entre outras. Finalmente, as empresas especializadas em acessórios para todas as necessidades, como álbuns e molduras, estão concentrados no hall 7.