Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Microsoft lança motor de busca com nova marca Bing
2009-06-01

O Bing foi lançado pela Microsoft para ajudar os utilizadores a desbravar as pilhas de informação depositada na Internet e auxiliá-los na tomada de decisões mais rápidas e informadas quando efectuam pesquisas online.

O novo serviço de busca, disponível em versão beta na Europa, localizado em www.Bing.com, será integralmente distribuído, a nível mundial, na quarta-feira, dia 3 de Junho.

A Microsoft concebeu o Bing para ajudar o utilizador a encontrar rapidamente a informação de que necessita nas suas procuras, bem como na realização de tarefas do seu dia a dia, tais como tomar uma decisão de compra, planear uma viagem, procurar informações sobre saúde ou uma empresa na sua área, etc.

Em todos os mercados europeus, o Bing terá uma página principal intensamente funcional, oferecendo uma nova experiência ao utilizador e uma nova página de resultados do motor de procura, bem como um índice melhorado a fim de apresentar aos utilizadores resultados mais pertinentes. A página principal do Bing apresenta uma nova imagem de página principal diária, com hotspots de informação incorporados nessa imagem e um novo design com ligações imediatas para efectuar procuras em categorias específicas, tais como, compras, viagens, notícias, mapas, vídeos e imagens.

O Bing surge como uma ferramenta que pretende contribuir para uma navegação mais fácil nos resultados excessivos que têm caracterizado muitas das actuais experiências de procura. Dados da comScore Inc. indicam que, em todos os motores de procura, cerca de 30 por cento das procuras efectuadas são abandonadas sem resultados satisfatórios. Por outro lado, aproximadamente dois terços das restantes procuras exigem aperfeiçoamento, uma nova consulta ou vários cliques até regressar à página de resultados da procura. Segundo Nuno Duarte, director geral da Microsoft em Portugal, “o Bing foi desenvolvido tendo por base comentários e opiniões dos utilizadores e foi concebido para os ajudar a encontrar o caminho mais curto desde a procura inicial até à tomada de uma decisão informada.”

Estudos indicam que 66 por cento dos consumidores utilizam o serviço de procura para os ajudar a tomar decisões de alguma complexidade. Actualmente, os consumidores despendem metade do seu tempo em sessões de procuras cuja duração ultrapassa os 30 minutos, nomeadamente, no aperfeiçoamento das suas consultas até especificarem com exactidão o que pretendem. De acordo com dados de clientes, apenas uma em quatro consultas individuais é bem sucedida. Originalmente, o serviço de procura não foi pensado para auxiliar o utilizador neste tipo de decisão, pelo que se constata a existência de demasiadas ligações que não estão suficientemente bem organizadas. Com o Bing, a Microsoft pretende ajudar o utilizador a realizar as suas tarefas com maior rapidez, através de uma melhor organização, maior relevância dos conteúdos, ferramentas realmente úteis na experiência de procura e serviços exclusivos do Bing, que permitem ao utilizador economizar tempo e dinheiro em viagens, compras, actividades locais e saúde. Esta iniciativa é fruto dos investimentos no European Search Technology Centre (Centro de Tecnologia e Investigação), que disponibilizará instalações para investigação na Europa, a par das aquisições da Multimap e Ciao.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos