A Toshiba Portugal, em colaboração com a Prológica, Microsoft, Autodesk e a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), lança o “eUniversidade Toshiba”, um programa dirigido especificamente a alunos e docentes do ensino superior.
Trata-se de uma oferta exclusiva, que inclui facilidades de pagamento e um pacote de software adequado às especificidades do ensino superior.
Através do recurso ao sistema de crédito bancário sem fiador, com garantia mútua, os estudantes e docentes do ensino superior dispõem de duas opções de pagamento, o pagamento inicial de 110 euros e 36 prestações de 15 euros ou o pagamento inicial de 50 euros e 24 prestações de 25 euros. O pagamento também pode ser feito integralmente no acto da entrega. O financiamento é assegurado pelo Banco Santander Totta, banco associado ao programa, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua.
Para completar a oferta do eUniversidade, foram assinados memorandos de entendimento entre a Toshiba, a Prológica, a UMIC, a Microsoft e Autodesk para inclusão de packs de software de educação de interesse para estudantes e docentes do ensino superior, incluindo Microsoft Office 2007 Entreprise, Internet Explorer 8, Silverlight, aplicações de projecto assistido por computador como o AutoCAD, sistemas geográficos de informação , como o Microsoft Virtual Earth e WorldWide Telescope, e de multimédia, como o Live Mesh, Movie Maker, entre outros.
A Prológica irá assegurar o fornecimento dos equipamentos, bem como a integração, logística e gestão da plataforma de suporte ao negócio.
O programa eUniversidade conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da UMIC e da FCCN, que colaboram na facildade de ligação dos portáteis eUniversidades às redes wireless existentes nos campus universitários.
O projecto eUniversidade vem no seguimento da criação da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba-Portugal instituída entre a Toshiba e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Agência Ciência Viva. Revelada aquando da visita a Portugal do então presidente da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida, em Outubro de 2008, a rede envolvia um investimento inicial pela Toshiba de um milhão de euros nos próximos cinco anos.