Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Banda larga móvel cresce mais no 1º trimestre do que banda larga fixa
2009-05-26

No final de Março, existiam em Portugal cerca de 2,69 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel e cerca de 1,73 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais aproximadamente 1,7 milhões em banda larga.

Segundo os dados da Anacom, a banda larga móvel apresentou um ritmo intenso de crescimento durante o período em análise. O número de utilizadores aumentou cerca de 313 mil no trimestre, mais 13 por cento que no trimestre anterior e mais 57 por cento que no período homólogo.

Para além do elevado crescimento verificado no número de acessos em banda larga móvel, tem igualmente crescido a sua utilização pelos detentores desses acessos. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceu cerca de 14,7 por cento no último trimestre, ascendendo a 1,33 milhões de utilizadores, valor 67,9 por cento superior ao verificado no primeiro trimestre de 2008.

No caso do serviço fixo de acesso à Internet, o número total de clientes, cerca de 1,7 milhões, aumentou 3,6 por cento face ao trimestre anterior e 7,6 por cento em termos homólogos.

O número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer em resultado da migração dos utilizadores para a banda larga. Neste trimestre, o número destes clientes atingiu cerca de 38 mil, menos cerca de três mil que no trimestre anterior.

A maioria dos clientes do serviço fixo de acesso à Internet em local fixo utiliza a banda larga; os clientes destes serviços representam cerca de 98 por cento do total de clientes. O número de clientes dos serviços de banda larga fixa atingiu cerca de 1,7 milhões, mais 63 mil que no trimestre anterior. Os clientes de banda larga fixa aumentaram a uma taxa de 3,9 por cento face ao trimestre anterior. Em termos homólogos o crescimento foi de 9,3 por cento.

Este crescimento é sobretudo explicado pela actividade comercial do Grupo PT, Grupo ZON e Vodafone.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 58,4 por cento, 3,6 pontos percentuais abaixo do máximo registado em Dezembro. O modem cabo é utilizado por 40 por cento dos clientes da banda larga fixa. A rubrica “outros”, na qual estão incluídas, por exemplo, ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica, e que representa apenas 1,6 por cento do total dos clientes, apresenta crescimentos muito elevados, acima dos sete por cento.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga fixa, a quota do Grupo PT situou-se nos 42,5 por cento, mais 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior. A quota de clientes do Grupo ZON aumentou 0,3 pontos percentuais, para 31,6 por cento. É também de salientar o aumento da quota de clientes da Vodafone (0,4 pontos percentuais) e a diminuição das quotas da Cabovisão e da Sonaecom.

De acordo com os dados disponíveis, verificou-se que no primeiro trimestre e em termos líquidos, cerca de 64 por cento dos novos clientes de banda larga fixa aderiram aos serviços dos operadores do Grupo PT. Para além do Grupo PT, foram o Grupo ZON (39,8%) e a Vodafone (14,9%) os operadores que mais contribuíram para o acréscimo do número de clientes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos