A Siemens Information and Communications Portugal foi a empresa escolhida pela Cabo Verde Telecom para fornecer a solução de IPTV (televisão por IP), bem como toda a infraestrutura de transporte (SDH) e acesso (ADSL2+) para a disseminação deste novo serviço no arquipélago de Cabo Verde.
A primeira fase do projecto arrancou em Maio e prevê-se que a empresa disponibilize serviços triple play (televisão, telefone e Internet) até ao fim de 2006.
A escolha da Siemens Portugal deve-se à existência de um Centro de Inovação Mundial para a solução Home Entertainment, com engenheiros a trabalhar nas áreas de estratégia, gestão e desenvolvimento da solução a nível global. Este centro trabalha directamente com todos os projectos da Siemens a nível mundial, permitindo à Siemens Portugal ter uma excelente visão do mercado e das funcionalidades de real valor para o consumidor e para o operador.
Para António Pires Correia, CEO da Cabo Verde Telecom “este projecto pretende atingir cerca de seis mil clientes numa primeira fase e tem como objectivo cobrir todo o país em dois anos. Para atingir esta finalidade optámos por uma das tecnologias mais avançadas de forma a disponibilizarmos vários canais de televisão. Nesta primeira fase o nosso investimento rondou os 300 mil contos cabo-verdianos”.
Com o Home Entertainment o cliente/telespectador vai passar a ter o poder de decidir o que vê e quando vê. Cada televisão pode ser personalizada através de serviços como o Vídeo on Demand (lista de filmes em que o telespectador escolhe qual e quando quer ver), o Personal Video Recorder (o telespectador escolhe que programa ou durante quanto tempo pretende gravar determinada emissão e a gravação é feita pelo operador) e a TV of Yesterday (possibilidade de pedir ao operador programas já emitidos). Estes são apenas alguns dos serviços disponíveis, num futuro próximo o operador vai conseguir traçar um perfil do telespectador oferecendo serviços cada vez mais inovadores e adequados às suas preferências e necessidades.