A Portugal Telecom (PT) apresentou, na passada semana, a sua estratégia para a implementação de uma rede de fibra óptica que permitirá ter acesso a serviços de alto débito e de elevada qualidade, que vão responder às necessidades e exigências dos consumidores portugueses, quer sejam residenciais, de pequenas ou grandes empresas, que passarão a usufruir de comunicações e serviços mais abrangentes, de maior qualidade e fiabilidade.
Após o lançamento de serviços assentes em novas tecnologias, como o Meo, que trouxeram uma nova experiência aos consumidores na área da televisão por subscrição, a PT está agora empenhada em investir numa rede para o futuro. Este investimento é um marco importante que permitirá transformar radicalmente a experiência de televisão, acesso à Internet e de entretenimento de várias gerações de clientes.
O recurso à fibra óptica permitirá a disponibilização de um conjunto de serviços cada vez mais completos, com a máxima de qualidade de imagem, múltiplos streams HD, número ilimitado de televisores sem necessidade de set-top-box, uma nova experiência de banda larga com largura de banda garantida, um serviço estável, robusto e sem avarias e simplicidade e qualidade na instalação.
A Portugal Telecom tem já a decorrer uma fase de piloto técnico e propõe-se atingir um milhão de casas passadas até ao final de 2009, através de uma rede com mais de 50.000 quilómetros de cabo de fibra óptica. A nova oferta de fibra da PT, já disponível nas lojas físicas e online, terá duas ofertas de “triple-play” disponíveis, o Meo Fibra 20 Megas, com 70 canais de televisão, acesso à Internet de 20 megabytes e chamadas grátis das 21 às 9 horas, pelo preço promocional de 49,90 euros (após 12 meses será de 55,90 euros), e o Meo Fibra 100 Megas, com 100 canais de televisão, acesso à Internet de 100 megabytes e chamadas ilimitadas durante 24 horas, pelo preço promocional de 64,90 euros (após 12 meses será de 70,90 euros).