Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Qualidade e preço em alta-fidelidade clássica Denon
2009-05-19

A alta-fidelidade estereofónica (dois canais) está de regresso e com soluções de alta qualidade e baixo preço. Disso mesmo é exemplo o novo amplificador estéreo Denon PMA-510AE e o leitor de CD/MP3/WMA Denon DCD-510AE, ambos distribuídos em Portugal pela Videoacústica.

Podendo se adquiridos em separado, e com um valor combinado que pouco ultrapassa os 500 euros, estes novos equipamentos Hi-Fi são capazes de construir as bases para um sistema de alta-fidelidade de elevada qualidade e com uma flexibilidade de ligações à prova de futuro.

O Denon PMA-5010AE é um amplificador integrado baseado num circuito tipo HC SPP (High Current Single Push Pull circuit) capaz de uma elevada gama dinâmica e de suportar fontes de sinal de alta qualidade, incluindo gira-discos (entrada para células MM). Um dos segredos para a elevada capacidade deste amplificador é a presença de um enorme transformador de corrente acompanhado de fontes de alimentação separadas para os circuitos analógicos e digitais.

Para este amplificador de 2x70 watts (a quatro ohms), a Denon criou um chassis resistente às vibrações com construção tipo DMGC (Direct Mechanical Ground Construction), na qual os pesados transformadores, eles próprios fonte de vibração, foram montados perto da base da unidade e imediatamente acima dos isoladores, de forma a assegurar uma dissipação directa de vibrações indesejadas, minimizando assim a sua propagação para o resto do chassis.

Outras características e funcionalidades, normalmente encontradas apenas em amplificadores mais caros, incluem o sistema SLDC (Signal Level Divided Construction), em que os circuitos que lidam com sinais forte e fracos foram desenhados, implementados e optimizados de forma completamente separada, para assegurar a reprodução óptima de fontes tão díspares como um leitor de CD ou um gira-discos, por exemplo.

Este amplificador tem também uma função Source Direct, em que é possível desligar os circuitos de tonalidade (graves / agudos), de “loudness” e de equilíbrio (balance), para manter uma pureza máxima e uma reprodução do sinal da fonte com o máximo de transparência.

Finalmente, o comando à distância foi completamente redesenhado e é agora capaz de controlar outros dispositivos, o que permite a utilização de um só controlo remoto para vários aparelhos.

Em linha com as preocupações ambientais do momento, este amplificador tem um modo de funcionamento em stand-by de consumo reduzido, de apenas 0,3 watts.

O companheiro natural do amplificador PMA-510AE, o leitor de CD/MP3/WMA Denon DCD-510AE, baseado no conversor digital/analógico (DAC) de 24 bits/192 kHz de alta precisão e filtro digital com sobreamostragem de 8x, possui um robusto mecanismo de transporte do disco colocado em posição central, de forma a garantir uma reprodução imune a interferências.

Tal como o amplificador PMA-510AE, também este leitor de CD possui o mesmo chassis isento de vibrações com construção DMGC (Direct Mechanical Ground Construction). Além disso, os circuitos electrónicos foram redesenhados de forma a garantir o menor caminho possível dos sinais digitais e analógicos dentro do aparelho, reduzindo assim a possibilidade de surgimento de erros de “timing” digital (jitter).

Além da capacidade de leitura directa, a partir de discos CD-R ou CD-RW, de ficheiros MP3 e WMA, o DCD-510AE foi dotado de software específico para esta funcionalidade e inclui uma nova função Folder Mode, que permite a reprodução de músicas apenas a partir de determinadas pastas seleccionas no disco.

Também este leitor de CD possui uma saída para auscultadores suportada por circuitos dedicados de alta qualidade e controlo de volume de saída.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos