Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses são dos que mais gastam em informática
2009-05-15

Apesar da quebra de dois por cento, verificada em 2008, no mercado nacional de informática, as intenções de compra de artigos de informática dos portugueses mantêm-se firmes e em ligeiro crescimento (+1pp).

Segundo o Observador Cetelem, a despesa média anual dos portugueses, em artigos de informática, é de 171 euros. Calculando a despesa média anual com base em rendimentos equivalentes em todos os países, o orçamento dos portugueses sobe para os 185 euros e ocupa assim o terceiro lugar, a seguir à Rússia e à Hungria, no pódio dos países que mais gastam em artigos de informática.

Apesar da queda, as vendas de computadores continuam a apresentar resultados de crescimento positivos na ordem dos 19 por cento. O crescimento deste tipo de equipamentos deve-se, essencialmente, ao crescimento de vendas de portáteis, que representam uma proporção cada vez maior nas vendas, com um crescimento de 29 por cento. O segmento dos computadores fixos, por sua vez, apresentou uma diminuição de 12 por cento. Em termos de valor, os computadores apresentam variações ligeiramente negativas, nomeadamente o segmento dos computadores fixos. Em outros termos, o preço médio global dos computadores baixou.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos