A LG apresentou esta manhã, dia 14 de Abril, em conferência de imprensa realizada no Arena Lounge, no Casino de Lisboa, o seu novo telemóvel ARENA (LG-KM900), que marca a estreia de uma nova geração de terminais da marca com o novo interface de utilizador S-Class UI, caracterizado por revelar os vários menus no formato de um cubo.
Em Portugal, este lançamento representa um passo decisivo para que a divisão de Comunicações Móveis, liderada por Ruy Conde, atinja o objectivo de liderar nos segmentos "Touch" e "Messaging", onde está concentrado 42 por cento do mercado nacional. De acordo com um estudo realizado pela LG no final de 2008, mais de 40 por cento do mercado nacional é formado por dois tipos de utilizadores, os "power users" (20%) e os "techno chics" (22%). De acordo com Ruy Conde, conquistar estes dois segmentos vai permitir à LG subir do quinto para o terceiro lugar do ranking das marcas de telemóveis em Portugal, ainda este ano, aumentando o seu volume de vendas, num contexto de crise.
Através de modelos Premium, a LG propõe-se a apresentar ao mercado funcionalidades únicas e interfaces que tornarão os terminais móveis mais acessíveis, rápidos e intuitivos. O ARENA é o primeiro modelo a usar o novo interface S-Class UI, que incorpora várias funções inovadoras, como a experiência de áudio Dolby Mobile, que revela o poder do som surround para filmes, vídeos e músicas e cujas funções são ajustáveis ao gosto de cada um. Um transmissor FM wireless faz do ARENA capaz de reproduzir músicas através de um sistema estéreo incorporado no carro ou mesmo em casa.
Intuitivo e com menus tácteis 3D, o novo interface S-Class UI torna mais fácil o uso das funções do telemóvel, desde procurar contactos ao conteúdo multimédia. O Reel Scrolling dispõe os menus como se fossem uma película de filme, fornecendo um ícone para cada opção. Arrastando o dedo pelo interface, ficam a conhecer-se as várias opções de entretenimento. O S-Class UI foi desenvolvido para demonstrar as vantagens dos telemóveis tácteis, eliminando menus e etapas desnecessários. Concebido em torno de um layout 3D em forma de cubo, com quatro ambientes personalizáveis, o interface elimina menus confusos e oferece acesso directo às aplicações e recursos. Também as Elastic Lists foram criadas a pensar no rápido acesso, tornando mais fácil a procura de contactos e outras informações catalogadas. Quando tocados, os itens aumentam como uma borracha, oferecendo informações e opções mais detalhadas. "O que realmente torna o ARENA especial é este seu interface, diferente de todos os que já se conhecem", sublinha Frederico Paiva, director de Marketing da LG. "Inquirmos os consumidores e descobrimos que não estavam satisfeitos com os actuais interfaces. Eles preferem algo mais simples, rápido e divertido, uma forma mais dinâmica de utilizar o conteúdo multimédia".
Desde a sua apresentação no Mobile World Congress 2009, que teve lugar no passado mês de Fevereiro, o ARENA tem vindo a gerar grande expectativa e interesse junto dos consumidores, sendo que um milhão de unidades já se encontra em pré-reserva. Sob o conceito "Onde tudo Acontece", o lançamento do ARENA será sustentado por uma campanha comercial a 360 graus. Segundo Frederico Paiva, se é certo que, pelo seu posicionamento de preço, este telemóvel não está ao alcance de todos os consumidores portugueses, é um dispositivo que marca tendências e agrada tanto a miúdos como a graúdos. Um dos segmentos a que a LG se dirige com os seus dispositivos Premium é precisamente a Touch Generation, composta por um público que procura sofisticação e valoriza o design e as funcionalidades proporcionadas pelas mais modernas tecnologias, daí que se justifique a aposta em televisão. Já na próxima sexta-feira, dia 17 de Abril, estreia o spot televisivo, no ar até dia 9 de Maio nos canais generalistas e em cabo.
Por outro lado, a LG quer também atingir a Messaging Generation, mais jovem, que nasceu já na era dos telemóveis e para quem as mensagens escritas são uma grande mais-valia. Neste sentido, o esforço ao nível do marketing da LG para o lançamento deste produto passa também pela colaboração com o programa televisivo "Curto Circuito", com demonstrações deste novo equipamento, e pela presença de um banner expansível no Messenger, durante três semanas. A campanha é ainda complementada com vários filmes virais em plataformas digitais, microsite e imprensa escrita.
A abordagem a 360 graus finaliza no ponto de venda, com material de suporte e merchandising. Uma equipa de merchandisers vai dedicar-se ao acompanhamento das lojas, dando formação aos lojistas sobre o novo dispositivo e implementando projectos "shop-in-shop" que permitam à LG estar mais próxima do consumidor.